Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6630
Título: O gerenciamento das vozes enunciativas no gênero fatia de vida da ordem do relatar
Título em inglês: La régie des voix énonciatives dans les productions du genre de texte tranche de vie de l’ordre du RACONTER.
Autor(es): Araújo, Paula Francineti Ribeiro de
Orientador(es): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Sequência didática
Reescritura
EJA
Linguistique Apliquée
séquences didctiques
planification
reécriture
Prosa escolar brasileira - São Luís(MA)
Língua portuguesa - Composição e exercícios
Língua portuguesa - Estudo e ensino - São Luís(MA)
Estudantes do ensino médio - São Luís(MA) - Linguagem
Jovens - Educação - São Luís(MA)
Educação de adultos - São Luís(MA)
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Araújo, P. F. R.; Leurquin, E. V. L. F. (2009)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o gerenciamento das vozes enunciativas nas produções do gênero de texto relato de experiência vivida (fatia de vida) da ordem do RELATAR dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos considerando as condições de produção Os procedimentos metodológicos adotados foram com base em uma sequência didática que situa este estudo no quadro das pesquisas de cunho quase experimental na área da Linguística Aplicada Trabalhamos com os dados dos dois grupos o de controle e o experimental Foram realizadas sequências didáticas como estratégia pedagógica para a realização da intervenção do pesquisador com base em nossos objetivos hipóteses e questões da pesquisa Para implementação das estratégias didático-metodológicas para o ensino de gêneros textuais em sala de aula abordamos os conceitos que consideramos relevantes ancorados nas concepções de gêneros textuais/discursivos nas perspectivas conceituais de Bakhtin (2003); na teoria interacionista sociodiscursiva (ISD) de Bronckart (1994 ; 1999 ; 2006 ; 2007 ; 2008) entremeadas pelas contribuições de Dolz e Schneuwly (2004) Na sequência, procuramos relacionar essas noções a outras que permeiam as práticas discursivas escolares tais como interação (VIGOTSKY) planejamento (KAUFMAN; RODRÍGUEZ 2007) e reescritura (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY 2004)
Descrição: ARAÚJO, Paula Francineti Ribeiro de. O gerenciamento das vozes enunciativas no gênero fatia de vida da ordem do relatar. 2009. 227 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6630
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_pfraraujo.pdf10,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.