Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6633
Título: Do bebedor-problema ao cidadão: uma análise do ethos discursivo do alcoólico anônimo.
Autor(es): Melo, Georgyana Patrícia Rodrigues
Orientador(es): Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Palavras-chave: Linguistica
Ethos
Narrativa
Perspectiva do Presente
Corpo
Alcoólicos Anônimos
Alcoólicos anônimos
Análise crítica do discurso
Alcoólatras – Fortaleza(CE) – Atitudes
Ethos
Perspective du Présent
Corps
Alcooliques Anonymes
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Melo, G. P. R.; Vasconcelos, S. M. F. (2009)
Resumo: A presente pesquisa disserta sobre a construção do ethos de cidadão de membros de Alcoólicos Anônimos em depoimentos proferidos por estes em reuniões da irmandade, como parte do tratamento de recuperação de doentes alcoólicos. Esses depoimentos narram sobre a vida de alcoolismo ativo e de abstemia do alcoólico, após entrar em AA, apresentando as mudanças ocorridas na vida deste, na família e no emprego, a partir do momento que pára de beber e incorpora o discurso do grupo. Assim, a história do alcoólico é narrada do ponto de vista do presente em que se encontra, em que o alcoólico rejeita o passado de alcoolismo e exalta o presente de abstemia tendo em vista ressaltar que mudou e que hoje é respeitável. Para isso, é utilizada, na análise das narrativas, a rejeição do habitus do alcoólatra pela tensão entre as cenografias do passado e do presente do alcoólico para enfatizar as mudanças por que passou e para fazer crer que é um cidadão. Além disso, é construído o corpo do alcoólico, o caráter e a corporalidade, também para mostrar a diferença entre o antes o depois de ingressar em AA.
Descrição: MELO, Georgyana Patrícia Rodrigues. Do bebedor-problema ao cidadão: uma análise do ethos discursivo do alcoólico anônimo. 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6633
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_gprmelo.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.