Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66398
Tipo: Dissertação
Título: Urbanização, dependência e classes sociais : o caso de Fortaleza
Autor(es): Marques, Regina Elizabeth do Rego Barro
Orientador: Haguette, Andre
Palavras-chave: Urbanização;Dependência economica;Sociologia urbana;Capitalismo periférico
Data do documento: 1986
Citação: MARQUES, R. E, do R. B. Urbanização, dependência e classes sociais : o caso de Fortaleza. 1986. 234 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1986.
Resumo: O presente trabalho realiza uma pesquisa de caráter analítico-descritivo, a respeito da correlação existente entre os fenômenos da dependência e da urbanização, à luz da participação das classes sociais, enfocando o caso brasileiro e mais especificamente o de Fortaleza, em sua evolução histórica. Reconhecendo a natureza de ambos os fenômenos, parte do pressuposto teórico de que a situação de dependência das sociedades capitalistas periféricas condiciona as formas de urbanização por elas desenvolvidas. Definidos os conceitos de urbanização e dependência, apresenta as teorias de Manuel Castells e Paul Singer a respeito do assunto, interessados não só por focalizarem a América Latina e o Brasil, mas também por apresentarem pontos de vista diferentes. A partir desses autores é estabelecida uma discussão a respeito do caso brasileiro, cujo tipo de crescimento urbano, considerado negativo em relação à urbanização positiva própria dos países desenvolvidos, revela sofrer influências decisivas da situação de dependência externa. Definido o quadro brasileiro, passa à análise do caso de Fortaleza, caracterizada por uma situação de dupla dependência, interna e externa, na medida que se encontra inserida no nordeste, região periférica de um país de capitalismo periférico. Considerando que todo espaço concreto é produto também das determinantes sociais vigentes, como das formas cristalizadas do espaço historicamente construído, adota dois enfoques para o estudo de caso de Fortaleza: uma visão histórica, e uma visão mais detalhada do passado recente. Dentro do primeiro enfoque são identificadas quatro fases sucessivas de dependência - colonial externa (Portugal), capitalista-comercial intra regional (Pernambuco), capitalista-comercial externa (Inglaterra), capitalista-comercial inter-regional (Sudeste) - e as correspondentes formas de organização urbana que caracterizam a cidade em sua evolução histórica. O estudo do passado recente de Fortaleza abrange o período de 194- a 1979, correspondente a uma séria de transformações por ela sofrida em termos espaciais, políticos, econômicos e sociais, e a realização dos cinco mais recentes estudos urbanísticos sobre a cidade: Plano Saboya Ribeiro (1947), Plano Hélio Modesto (1962-63), PLANDIRF (1972), Leis 4486 (1975) e 5122-A (1979, em vigor). Através da análise de alguns dos mais importantes itens do processo de urbanização de Fortaleza - crescimento demográfico, infra-estrutura, sistema viário, zoneamento, industrialização, comércio e serviços, e áreas residenciais - chega à conclusão de que realmente as características, apresentadas pelo referido processo, estão, em sua quase totalidade, relacionadas com a situação de dupla dependência apresentadas pela cidade e que o jogo de interesse das classes sociais, ao lado do papel desempenhado pelo Estado (a nível municipal, estadual ou federal), ocupam lugar de grande importância dentro desse processo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66398
Aparece nas coleções:DAUD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_dis_rermarques.pdf15,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.