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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Do laboratório ao sistema de laboratório: a produção social humana no século XX-XXI e sua possibilidade investigativa na educação
Título em inglês: From the laboratory to the laboratory system: the human social production in the xx-xxi century on education.
Autor(es): Campana, Samya
Palavras-chave: Laboratório;Ciência;Educação;Nano;Ontologia;Laboratory;Science;Education;Ontology
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citação: CAMPANA, Samya. Do laboratório ao sistema de laboratório: a produção social humana no século XX-XXI e sua possibilidade investigativa na educação. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-48, 2008.
Resumo: Baseados numa leitura crítica do modo como os homens transformam a realidade - pela união dos homens para reproduzir e produzir os meios de produção e suas vidas a partir de condições já existentes - discorremos sobre a ontologia da produção da ciência no século XX-XXI e sobre sua possibilidade investigativa na Educação entendendo-a como expressão orgânica (contraditória e em movimento) da superação das condições burguesas atualmente postas. Nosso ponto de partida e ao mesmo tempo resultado (item 1- “O sistema de laboratório: em busca da transcendência da sociabilidade da união entre os homens”) é o que se convencionou chamar de nanociência, adotando como pressuposto dessa produção a criação dos homens que nos precederam na forma da grande indústria moderna do século XIX, despojando-a de seu caráter natural e submetendo-a ao poder dos indivíduos unidos, os quais explicitam e desenvolvem a constituição do ser social. Na segunda parte deste artigo (item 2 –“Possibilidade de investigação na Educação no século XXI”) formulamos uma questão de pesquisa para a Educação problematizando sua relação com essa nova forma produtiva laboratorial como afirmação, negação e superação da relação social burguesa de produção.
Abstract: Based on a critical reading in a way that men transform the reality – by men union to reproduce and produce the production means and their lives from the existing conditions – it is discoursed on the science production ontology in the XX-XXI century and its investigative possibility in Education to understand it as organic expression (contradictory and in movement) of overcoming the bourgeois conditions nowadays. The standpoint and, at the same time, result (item 1 – “The laboratory system: searching for union sociality transcendence among the men”) are what was agreed to call the nanoscience, adopting as presuppose of this production the creation of men that proceeded us in a big modern industry way of the XIX century, despoiling it from its natural character and submitting it to the united individual power which explicit and develop the social being constitution. On the second part of this paper (item 2 – “Investigation possibility on Education in the XXI century”) is formulated a research question for Education troubling its relation with this new laboratorial productive way as statement, denial and surpass of the bourgeois social relationships of production.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6658
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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