Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6671
Título: Furor e fracasso de uma ideologia: o neoliberalismo
Autor(es): MORAES, Lincoln
Palavras-chave: Economia
Neoliberalismo
Capitalismo
Liberdade
Data do documento: 1994
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v42n2
Citação: MORAES,L. (1994)
Resumo: M eados de dezembro de 1992 e janeiro de 1993. ~esse período. a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) foi palco de um debate sobre o papel do Estado na economia. Resultado: a maioria do empresariado questionou. direta e/ou indiretamente o neoliberalismo. Surpresa? Efetivação da afirmativa de Pero \ 'az de Caminha de que "no Brasil em se plantando tudo dá"? Não. Na cobertura do debate. bem como através de várias entrevistas, o jornal Folha de São Paulo conclmu na direção correta. A vitóna de Bill Clinton nos Estados llnidos. a cassação de Collor e alguns discursos de Itamar Franco contnbuíram seguramente para a mudança de posição. Mas, para nós. o principal parece ter sido a fragilidade de algumas empresas face à concorrência do capital estrangelro. ao que. aliás. o referido jornal também faz alusão. Tanto é assim. que já no final de 199-1 a FIESP propunha uma política industrial contemplando o mercado mterno e a criação de empregos. Revista \ 'eja de 13 de janeiro de 1993, ou seja. mais ou menos na mesma época em que muitos empresários expressaram suas críticas ao neoliberalismo. Flávia Sekles faz uma louvação de seis páginas à Universidade de Chicago. reconhecidamente o principal centro acadêmico de referência do neoliberalismo. Diz ela: .... a Universidade ele Chicago tornou-se a mais ativa usina de idéias onginais entre todas a,; instituições acadêmicas do mundo.·· Como não há indicação de que essa matéria da revista tenha sido paga. o que não diferenciaria muito o seu conteúdo. é de se perguntar se a crítica ao neoliberalismo expressou apenas um descuido ou uma mera idiossincrasia de um setor importante da burguesia brasileira. Ou, se grande parte das pessoas ainda não se deu conta do início do fracasso de ma1s uma ideologia. Na verdade. o abandono progressivo do neoliberalismo não é somente um caso brasileiro mas algo no mundo todo. r\. vitória de Bill Clinton é simplesmente um dos vértices da pu·âmide. como veremos.
Descrição: MORAES, Lincoln. Furor e fracasso de uma ideologia: o neoliberalismo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.15, n. 1, 1994, p. 55-91
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6671
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_art_LMoraes.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.