Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66811
Tipo: TCC
Título: O aprimoramento da leitura e da escrita: um estudo de caso sobre o projeto sou aluno, sou professor
Autor(es): Gonçalves, Cristiane Soares
Orientador: Silva, Reginaldo Nascimento da
Palavras-chave: Educação - inovações tecnológicas;Tecnologia educacional;Letramento digital;Educação - leitura e escrita;Educação - internet
Data do documento: 2014
Citação: GONÇALVES, Cristiane Soares. O aprimoramento da leitura e da escrita: um estudo de caso sobre o projeto sou aluno, sou professor. 2014. 48f. Monografia. (Especialização em Gestão Escolar) - Instituto UFC virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66811. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho contém o registro da pesquisa realizada na EEFM Custódio da Silva Lemos, localizada no município de Cascavel, Ceará, com os alunos de 3º anos, dos turnos manhã, tarde e noite, cujo objetivo foi analisar em que medida as ações desenvolvidas pelo Projeto Escolar Sou Aluno, Sou escritor, implicou numa maior participação e interesse deste no aprimoramento da leitura e da escrita através do uso da TIC’s. O projeto prezou pela utilização da educação digital como parceira na produção de textos e suas respectivas publicações na internet. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo mediante análise descritiva das ações do projeto e do envolvimento dos alunos. A metodologia se baseou num estudo de caso. Os procedimentos de coleta de dados concebidos nesta pesquisa primaram pela aplicação de questionário com os alunos participantes bem como, com a utilização de técnicas de observação sistemática, cujo intuito consistiu em descrever a evolução do processo de letramento digital e as implicações desse processo na percepção dos alunos quanto da melhoria da escrita, do discurso e da argumentação. Os dados analisados foram comparados com referenciais teóricos que conferem certo grau de importância ao uso das TCI’s como suporte pedagógico e ferramentas de aprendizagem. Numa perspectiva teórica sobre o conceito de desenvolvimento da linguagem, do discurso e da aprendizagem, nos subsidiamos nas concepções defendidas por Vygotsky (2001) e Baktin (1988). Os alunos vivenciaram situações que os levaram a refletir e incorporar a prática da leitura e da escrita no universo virtual, por meio da Internet, de forma positiva no desenvolvimento cognitivo e literário. As considerações construídas constatadas mediante relatos dos alunos evidenciam uma percepção de significativa melhora no ato de ler e escrever, o que por sua vez, implicou na ampliação de sua capacidade de interpretação dos textos escritos, bem como de textos virtuais. Podemos perceber que as ações do projeto possibilitaram aos alunos a melhor utilização do computador e da internet. E concluímos que, diante do exposto, se faz necessário a inserção de métodos digitais no ambiente escolar, que busquem favorecer o letramento digital dos alunos, principalmente através de práticas que permitam a comunicação e a expressão de sentimentos e ideias coletivas e individuais dos próprios discentes.
Resumen: Este trabajo contiene el registro de la encuesta en EEFM Custodio da Silva Lemos, situado en Cascavel, Ceará, con alumnos de 3 años, la mañana turnos, tarde y noche, que analizó hasta qué punto las medidas adoptadas por yo son escuela Proyecto Estudiantil, soy un escritor, que participan en el aumento de la participación y el interés de este en la mejora de la lectura y la escritura a través del uso de las TIC. El proyecto premiado por el uso de la educación digital como un socio en la producción de textos y sus publicaciones en Internet. Hemos llevado a cabo un estudio cualitativo con análisis descriptivo de las acciones del proyecto y la participación de los estudiantes. La metodología se basa en un estudio de caso. Procedimientos de recolección de datos diseñados en esta investigación brillaron por su cuestionario de solicitud con los estudiantes y con el uso de técnicas de observación sistemática, cuyo objetivo era describir la evolución del proceso de alfabetización digital y las implicaciones de este proceso en la percepción de estudiantes y mejorar la escritura, expresión oral y argumentación. Los datos se compararon con los marcos teóricos que proporcionan cierto grado de importancia a la utilización de apoyo y aprendizaje como herramientas educativas de las TIC. Una perspectiva teórica sobre el concepto de desarrollo del lenguaje, el habla y el aprendizaje, a subsidiar en las concepciones de Vygotsky (2001) y Baktin (1988). Los estudiantes experimentan situaciones que les hizo reflexionar e incorporar la práctica de la lectura y la escritura en el universo virtual, a través de Internet de una manera positiva en el desarrollo cognitivo y literaria. Las consideraciones construidas señaladas por los informes de los estudiantes muestran una percepción de mejoría significativa en el acto de la lectura y la escritura, que a su vez dio lugar a la ampliación de su capacidad de interpretación de los textos escritos, así como los textos virtuales. Podemos ver que las acciones del proyecto permitió a los estudiantes el mejor uso de las computadoras y el internet. Llegamos a la conclusión de que, a la luz de lo anterior, es necesario insertar métodos digitales en el entorno escolar, para buscar el favor de la alfabetización digital de los estudiantes, principalmente a través de prácticas que facilitan la comunicación y la expresión de los sentimientos y las ideas colectivas e individuales de los propios estudiantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66811
Aparece nas coleções:EGE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_csgoncalves.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.