Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/669
Título: Participação política, legitimidade e eficácia democrática
Autor(es): Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Palavras-chave: Democracia
Participação
Legitimidade
Instituições
Políticas Públicas
Data do documento: 2010
Citação: Marques, F. P. J. A. (2010)
Resumo: O presente trabalho constitui uma reflexão acerca da importância de se oferecerem oportunidades institucionais de participação política aos cidadãos a fim de se consolidar o regime democrático de governo. Argumenta-se que a participação é indispensável para a consecução de duas metas: a) Conferir maior legitimidade ao regime e às decisões elaboradas em seu âmbito. Discute-se o argumento sobre como a carência de oportunidades de participação acaba por tornar os cidadãos apáticos e insatisfeitos com a democracia. Considera-se, então, a necessidade de promover mecanismos de intervenção mais fortes e frequentes para a esfera civil; b) Implementar as políticas públicas de maneira mais efetiva. A participação possui uma faceta instrumental, por possibilitar uma melhor qualidade na formulação, implementação e efetividade das decisões políticas e programas governamentais. Assim, no texto, defende-se a adoção de novos dispositivos participativos institucionais por meio da demonstração de suas vantagens.
Descrição: MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. Participação política, legitimidade e eficácia democrática. Caderno CRH , Salvador, v. 23, n. 60, 2010, p. 591-604
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/669
ISSN: 1983-8239 versão on-line
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_ fpjamarques_cadCRH.pdf135,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.