Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67030
Tipo: Dissertação
Título: A bailarina e seu tutu: criação e performance
Título em inglês: The dancer and her tutu: creation and performance
Autor(es): Fernandes, Marina Carleial
Orientador: Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Palavras-chave: Bailarinas de tutu;Criação em dança;Objeto;Performance
Data do documento: 2022
Citação: FERNANDES. Marina Carleial. A bailarina e seu tutu: criação e performance. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Resumo: A bailarina e seu tutu: criação e performance apresenta reflexões sobre a figura da bailarina e sobre o tutu, peça do vestuário criada no período romântico da dança cênica e usado pela pri meira vez em 1832 no espetáculo “La Sylphide”. A PaR, performance como pesquisa, foi a metodologia escolhida para este escrito por se tratar de um texto construído a partir das expe riências artísticas realizadas durante sua artesania entre os anos de 2019 e 2021. No primeiro ato, apresento uma viagem no tempo ao redor das denominações e formações das bailarinas em Fortaleza, depois descrevo minha pequena coleção de tutus e os contextualizo em relação à história de sua criação junto com o período romântico do balé. No segundo ato, apresento o “Projeto Bailarinas”, grupo de quatro artistas que realizou as ações performativas analisadas nesta dissertação. Discorro sobre questões relativas aos corpos das mulheres que dançam e sobre como propusemos o uso dos tutus pelo avesso. Ainda neste ato, analiso o tutu à luz das teorias de Baudrillard (1993) e Lepeki (2012). Para o terceiro ato, reservo a análise e a parti lha das ações “Bailarinas vão comprar almoço no centro de Fortaleza”, “Projeto Bailarinas participa do IX Festival do Litoral Oeste em Itapipoca”, “Apresentação no Centro Cultural do Bom Jardim”, “Bailarinas em conexão social” e “A performance do tule”. Através delas, dis cuto performance, memória, moda e dança. Para somar ao meu estudo, trago contribuições de várias bailarinas e dos autores Schöpke (2009), Viana (2015), Mesquita, Pascolato, Guerreiro (2015), Greiner e Katz (2005), Bourcier (2001), Barthes (1967) entre outros. Os textos e ações produzidos durante esta pesquisa buscam responder a pergunta "como permanecer bailarina hoje?".
Abstract: The ballerina and her tutu: creation and performance presents reflections on the figure of the dancer and her tutu, a piece of clothing created in the romantic period of scenic dance and used for the first time in 1832 at “La Sylphide”. PaR, performance as research, was the meth odology chosen for this work because it is based on artistic experiences carried out during her manufacture between 2019 and 2021. In the first act of this work, I present a journey in time around the names and formations of dancers, then I describe my small collection of tutus and contextualize them in relation to the history of their creation. In the second act, I present the “Projeto Bailarinas”, a group of four dancers who carried out the performative actions ana lyzed in this dissertation. I dissert about women bodies in a context of dance by critically pro posing the use of tutus in a different way, namely inside out. Moreover, I analyze the im portance of the tutu in light of Baudrillard (1993) and Lepeki (2012) theories. For the third act, I present a compilation of artistic actions “Dancers will buy lunch in the center of Fortale za”, “Projeto Bailarinas participates in the IX Festival do Litoral Oeste in Itapipoca”, “Presen tation at Centro Cultural do Bom Jardim”, “Dancers in social connection” and “The tulle per formance”. With them, I discuss performance, memory, fashion and dance. Finally, to com plement my study, I bring contributions from several renowned dancers and authors like Schöpke (2009), Viana (2015), Mesquita, Pascolato, Guerreiro (2015), Greiner and Katz (2005), Bourcier (2001), Barthes (1967) among others. The materials produced during this research seek to answer the question “how to remain yourself a dancer today?”
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67030
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_mcfernandes.pdf7,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.