Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6756
Tipo: Dissertação
Título: Tuberculose infecção entre estudantes de graduação da área da saúde : estudo de prevalência e avaliação do conhecimento
Título em inglês: Tuberculosis infection among undergraduate health care : prevalence study and evaluation of knowledge
Autor(es): Maia, Cheila Oliveira Lima
Orientador: Façanha, Mônica Cardoso
Palavras-chave: Tuberculose;Teste Tuberculínico
Data do documento: 2013
Citação: MAIA, C. O. L. Tuberculose infecção entre estudantes de graduação na área da saúde : estudo de prevalência e avaliação do conhecimento. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2013.
Resumo: A infecção por Mycobacterium tuberculosis atinge um terço da população da terra, sendo considerada uma emergência mundial. Pesquisas apontam para maior risco entre profissionais e estudantes da área da saúde. O estudo buscou identificar a prevalência da infecção tuberculosa e o conhecimento dos alunos da área da saúde sobre o tema. Foi realizada pesquisa do tipo transversal, de natureza quantitativa, com alunos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, estratificados por ciclo do curso. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e de conhecimentos sobre tuberculose e foi aplicada prova tuberculínica (PT). Foram considerados dois pontos de corte diferentes para PT positiva, ou seja, ≥ 5 mm (utilizado para população geral) e ≥ 10 mm (para profissionais de saúde). Foram realizados os testes χ², χ² de tendência e razão de verossimilhança para as associações entre o resultado da PT, o conhecimento dos alunos e as variáveis categóricas. Compararam-se as médias com os testes t de Student e Kruskal-Wallis. Foi considerado estatisticamente significante se p < 0,05. Dos 311 participantes do estudo, 69,5% eram do sexo feminino, 67,5% estavam na faixa etária de 20 a 24 anos e 90,7% apresentavam cicatriz de BCG. As características socioeconômicas foram diferentes entre os dois cursos. Apenas 17,4% dos alunos relataram ter participado de treinamento sobre tuberculose. Cursavam o ciclo básico 30,5% dos alunos, o ciclo clínico 38,3% e o internato ou estágio curricular supervisionado 31,2%. Dos estudantes de Medicina, 38 (21,6%) e 30 (17,0%) apresentaram PT de 5 a 9 mm e ≥ 10 mm, respectivamente. Na Enfermagem, a positividade foi de 5 a 9 mm em 21 (22,8%) e ≥ 10 mm em 26 (28,3%) dos alunos. A análise do resultado da PT por ciclo do curso para a Medicina demonstrou média e desvio-padrão de 3,5 (± 4,2) mm no ciclo básico e de 5,3 (± 4,5) mm no internato (p=0,013). No curso de Enfermagem, a média e o desvio-padrão da PT foram de 5,1 (± 4,8) mm no início do curso e 5,2 (± 5,4) mm ao fim do curso (p=0,464). O conhecimento dos alunos sobre os temas básicos da tuberculose foi em geral de 56,05%, tendo crescido de 34,13% no ciclo básico para 69,75% no internato/estágio curricular supervisionado. O estudo reforça a importância da realização de inquéritos tuberculínicos periódicos entre estudantes da área da saúde, reforçando a necessidade de implementação de medidas de biossegurança e educação permanente sobre o tema para futuros profissionais de saúde.
Abstract: Infection with Mycobacterium tuberculosis (TB) affects one third of the world’s population and is considered a global emergency. Research has shown an increased risk of TB among healthcare workers and students. The purpose of the study was to determine the prevalence of TB infection and evaluate the students’ knowledge of TB. A quantitative, cross-sectional study was conducted with 311 medical and nursing students from the Federal University of Ceará stratified by period. Sociodemographic information was collected, a questionnaire with basic questions on TB was administered, and the Mantoux test (MT) was performed on all participants. Two cut-off values for TB were considered: ≥5 mm (general population) and ≥10 mm (health professionals). The associations between MT results, students’ knowledge of TB and the categorical variables were submitted to the chi-square test, the chi-square test for trend and the likelihood ratio test. The mean values were compared with Student’s t test and the Kruskal-Wallis test, with the level of statistical significance set at 5% (p<0.05). Most of the participants (69.5%) were female, 67.5% were aged 20-24 years, and 90.7% had a BCG scar. The medical students and the nursing students differed with regard to socioeconomic characteristics. Only 17.4% reported receiving training in TB. The medical students were distributed over three periods: pre-clinical (30.5%), clinical (38.3%), internship/supervised curricular traineeship (31.2%). MT values of 5-9 mm and ≥10 mm were found for 38 (21.6%) and 30 (17.0%) medical students, respectively. The corresponding findings for nursing students were 21 (22.8%) and 26 (28.3%). The average MT values and standard deviation by medical course period were 3.5 ± 4.2 mm (pre-clinical) and 5.3 ± 4.5 mm (internship) (p=0.013). The corresponding findings for nursing students were 5.1 ± 4.8 mm (first year) and 5.2 ± 5.4 mm (last year) (p=0.464). On the average, the students scored 56.05% correct answers on the questionnaire. A difference in knowledge was observed between pre-clinical students (34.13%) and interns/trainees (69.75%). Our findings highlight the importance of conducting regular Mantoux testing on healthcare students and implementing biosafety measures and permanent education on TB for future healthcare professionals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6756
Aparece nas coleções:PPGSP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_colmaia.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.