Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6763
Título: Riscos operacionais - uma aplicação do método de distribuição de perdas agregadas: um estudo de caso em instituição financeira
Autor(es): Freitas, Luiz Eduardo Magalhães de
Orientador(es): Marinho, Emerson Luís Lemos
Palavras-chave: Risco operacional
Alocação de capital
Data do documento: 2005
Citação: FREITAS, Luiz Eduardo M. de (2005)
Resumo: Esta dissertação demonstra a aplicação do processo estocástico Método de Distribuição de Perdas Agregadas para mensuração de riscos operacionais em uma instituição financeira, segundo os requisitos mínimos do Novo Acordo de Capital da Basiléia. A mensuração tem por objeto o comportamento histórico de perdas operacionais específicas, ocorridas no período de jan/2001 a dez/2004 e decorrentes de fraudes de origem interna e externa à empresa. O processo envolve o ajuste de distribuições de probabilidade aos dados de perdas históricas, freqüência e severidade, a validação do ajuste mediante a aplicação de testes estatísticos e a composição de distribuições de freqüência e severidade para geração da distribuição das perdas anuais agregadas, através de simulação de Monte Carlo. Aborda, ainda, um modelo de backtest para validação dos resultados e o desenvolvimento de cenários de stress para verificação de impactos na alocação de capital. Evidencia-se, nesse trabalho, a aplicabilidade do Método de Distribuição de Perdas Agregadas na mensuração de riscos operacionais, com características objetivas de validação em todas as etapas do processo, e a sua utilização como instrumento de avaliação dos efeitos de riscos extremos e de direcionamento de ações mitigadoras de riscos – através do desenvolvimento de cenários para teste de stress.
Abstract: This paper demonstrates the application of stochastic process Aggregate Loss Distribution Approach for measure of operational risk in a financial institution in according with the minimal requirement of Basel New Adequacy Capital Framework. The mesure uses the historical behaviour of specific operational losses wich happened in the period from 2001,jan to 2004, dec, caused by frauds in and out the company. The process involves the probability distributions fit to frequency and severity historic loss data, the adjustment validation through the application statistical tests and the compound of frequency and severity distributions for production of aggregate yearly loss distribution using Monte Carlo simulation. It approaches either a backtest model for result validation and the stress scenarios development for impacts verification in the capital allocation. This paper clarifies the application of Aggregate Loss Distribution Approach to mesure operational risks, with objective features of validation at every process stages as well as its use as a tool of evaluation from the extreme risk efects and focus in risks mitigation actions through the development scenarios for stresstesting.
Descrição: FREITAS, Luiz Eduardo Magalhães de. Riscos operacionais: uma aplicação do método de distribuição de perdas agregadas: um estudo de caso em instituição financeira. 2005. 81f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós-Graduação em Economia CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6763
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dissert_lemfreitas.pdf500,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.