Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6801
Title in Portuguese: Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil
Author: Joventino, Emanuella Silva
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Sawada, Namie Okino
Ximenes, Lorena Barbosa
Keywords: Diarreia Infantil
Estudos de Validação
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Issue Date: Jan-2013
Publisher: Revista Latino-Americana de Enfermagem
Citation: JOVENTINO, E. S. ; ORIÁ, M. O. B. ; SAWADA, N. O. ; Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, v. 21, n. 1, p. 1-9, jan./fev. 2013.
Abstract in Portuguese: Objetivo: descrever a validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil. Método: este é um estudo metodológico com realização da validação aparente e de conteúdo por sete juízes; da análise semântica, por 30 mães de crianças menores de 5 anos e do pré-teste, por 31 mães, selecionadas por conveniência. Considerou-se necessária uma concordância de pelo menos 70% entre os juízes para a validação aparente e o mínimo de 80% para a pertinência e índice de validade de conteúdo. Resultados: verificou-se que a maioria dos itens foi considerada clara/compreensível e pertinente pelos juízes. O índice de validade de conteúdo final da escala foi de 0,96. As sugestões das mães foram acatadas. Conclusão: a escala ficou com 25 itens e dois domínios (higiene da família e práticas alimentares/gerais), que avaliam a autoeficácia materna para prevenir diarreia em seus filhos, contribuindo para o planejamento das intervenções de enfermagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6801
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0104-1169
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_esjoventino.pdf326,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.