Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/681
Título: Análise da eficiência da produção de camarão marinho em cativeiro no estado do Ceará
Autor(es): Souza Junior, Josemar Pereira de
Orientador(es): Khan, Ahmad Saeed
Coorientador(es): Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Camarão
Criação
Secretaria da Fazenda
Ceará
Carcinicultura
Data do documento: 2003
Citação: SOUZA JUNIOR, J. P.
Resumo: Os resultados do modelo indicaram que, sob a pressuposição de retornos constantes à escala, 38 carcinicultores foram considerados tecnicamente eficientes obtendo medidas de eficiência técnica dentro do intervalo de 0,9 a 1,0 , o que equivale a 55,88% da amostra. Os outros 30 carcinicultores forma considerados tecnicamente ineficientes e que necessitavam reduzir a quantidade utilizada de seus insumos em média, 19,11% para que atingissem a eficiência técnica máxima. De posse dos preços dos insumos utilizados no modelo DEA, os quais foram adicionados nos problemas de programação linear sob pressuposição de retornos constantes à escala, foram calculadas as medidas de eficiência alocativa e de custos que indicaram a necessidade de redução, tanto na ineficiência de combinação dos insumos em proporções constantes à escala,foram calculadas as medidas de eficiência alocativa e de custos que indicaram a necessidade de redução, tanto na ineficiência de combinação dos insumos em proporções adequadas, dadas as relações de seus preços, bem como nos custos de produção de forma a maximizar o lucro, independentemente dos carcinicultores pertencerem ao grupo dos eficientes tecnicamente ou não. Essas reduções foram, em média, 39% e 44,70%, respectivamente. O modelo permitiu ainda calcular as possíveis reduções no uso dos insumos pelos ineficientes, tendo como referência os eficientes, de forma que se todos os insumos fossem reduzidos, na proporção sugerida pelo modelo, obter-se-ia, em média, uma redução de 31,82% no custo operacional total dos ineficientes sem prejudicar a produção. Feito isso, os produtores eficientes da amostra foram caracterizados com base no perfil tecnológico. Numa análise mais genérica, observou-se que esses carcinicultores atingiram elevados níveis de adoção da tecnologia recomendada pelas instituições que promovem o desenvolvimento sustentável da atividade–Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC e o Departamento de Pesca e Aqüicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – DPA/MAPA, revelando-se, então, o porquê de terem sido considerados eficientes. Os resultados da análise de eficiência na produção de camarão marinho em cativeiro levam a concluir que o sucesso da atividade no Estado do Ceará decorreu muito mais da eficiência técnica dos carcinicultores do que da capacidade deles combinarem da melhor maneira possível os insumos, dadas a relação dos preços dos insumos (eficiência alocativa),tendo em vista os valores das medidas de eficiência técnica e alocativa, que, respectivamente, foram, em média, 0,907 e 0,610. Em virtude dessa má combinação dos insumos utilizados, pode-se concluir que, em média, os carcinicultores que representaram o Estado do Ceará obtiveram uma eficiência econômica total de 55,33% (0,907 x 0,610), o que, apesar da enorme lucratividade do setor, revela que os carcinicultores cearenses estão “perdendo dinheiro”, ou seja, deixando de alcançar o lucro máximo.
Descrição: SOUSA JÚNIOR, Josemar Pereira de. Análise da eficiência da produção de camarão marinho em cativeiro no Estado do Ceará. Fortaleza, 2003. 107 f. : Dissertação (Mestrado) em Economia Rural - Universidade Federal do Ceará. Departamento de Economia Agrícola. Fortaleza, 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/681
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_dis_jpsouzajunior.PDF3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.