Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6840
Título: Reflexões sobre a pobreza a partir da identidade de pessoas em situação de Rua de Fortaleza
Título em inglês: Reflections on the poverty from the identity of homeless people from Fortaleza
Autor(es): MOURA JUNIOR, James Ferreira
Orientador(es): XIMENES, Verônica Morais
Palavras-chave: Street situation
Social Psychology
Pessoas desabrigadas - Fortaleza(CE)
Pobreza - Fortaleza(CE) - Aspectos psicológicos
Identidade social - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2012
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: MOURA JUNIOR, J. F.; XIMENES, V. M. (2012)
Resumo: A pobreza concebida no modelo multidimensional acarreta formas específicas de constituição identitária, geralmente estruturadas em perspectivas opressoras de manutenção do status quo e de enfraquecimento das potencialidades dos indivíduos a partir do processo de estigmatização do pobre. As pessoas em situação de rua estão posicionadas na representação mais opressora dessa realidade de pobreza, pois são privadas de condições básicas de moradia, alimentação, segurança, assistência, saúde e educação, como também são constantemente alvo de agressões e de práticas discriminatórias. Partindo desses pressupostos, estabelece-se a pergunta: Como se constitui a identidade de pessoas em situação de rua de Fortaleza a partir da realidade de pobreza? Assim, o objetivo geral é analisar a identidade de pessoas em situação de rua de Fortaleza a partir da realidade de pobreza. Os objetivos específicos são: descrever a realidade de pobreza vivida pelas pessoas em situação de rua; analisar os processos de construção da identidade das pessoas em situação de rua; e relacionar a realidade de pobreza e suas repercussões na identidade das pessoas em situação de rua. O percurso metodológico da pesquisa é embasado pelo âmbito qualitativo, utilizando as técnicas de entrevista narrativa, de observação participante e de diários de campo. Foram entrevistados quatro pessoas e realizadas observações participantes em diversas situações. A pesquisa ocorreu no Abrigo Provisório para pessoas em situação de rua removidas da Praça da Bandeira e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para população de Rua (CREAS-POP). Ambos estão vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Municipal da cidade de Fortaleza. A análise dos sentidos da pesquisa foi baseada na análise temática narrativa. Como resultado, é verificado a preponderância de papéis sociais, personagens e formas de reconhecimento relacionados de forma depreciativa a identidade social de pobre e de morador de rua, gerando práticas de discriminação, de agressão e de ofuscamento das compreensões das pessoas em situação de rua como portadoras de potencialidades. É também observado a utilização da situação de rua por esses indivíduos como espaço de construção de vínculos, de manifestação de liberdades e de afetividade. É apontado, por fim, a necessidade de fomento de processos cooperativos, dialógicos e críticos para superação dessa situação de opressão. É prestado agradecimentos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Descrição: MOURA JUNIOR, James Ferreira. Reflexões sobre a pobreza a partir da identidade de pessoas em situação de Rua de Fortaleza. 2012. 159f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6840
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-JFMJUNIOR.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.