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Título: Segmentação de mercado: proposta de uma metodologia de associação entre clientes e produtos no contexto do mercado imobiliário
Título em inglês: Market segmentation: a proposed methodology for associating clients and products in the real estate market
Autor(es): Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Palavras-chave: Segmentação de mercado
Mercado imobiliário
Data do documento: Jul-2008
Editor: Ambiente Construído
Citação: FREITAS, A. A. F. ; HEINECK, L. F. M. (2008)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para nálise de segmentação de mercado. A técnica utilizada para egmentar o mercado, Chi-Square Automatic Interaction Detection CHAID), e a abordagem proposta permitem que a associação direta e perfis seja feita de modo a dar suporte às decisões relacionadas às estratégias de marketing de maneira inovadora, à medida que consideram a associação entre estes de maneira direta. Uma ilustração da proposta é desenvolvida com base em um banco de dados contendo cerca de 3000 entrevistas com potenciais clientes do mercado imobiliário. Neste caso, a associação entre imóveis e famílias, fruto da aplicação da técnica e da metodologia proposta, traz resultados que se mostram muito mais úteis do que os relatados pela literatura existente sobre o assunto.
Abstract: This article proposes a new methodology to analyze market segmentation. Chi-Square Automatic Interaction Detection (CHAID) technique and the proposed approach allow to directly associate consumers and dwelling products, providing support for decision-making related to marketing strategies. An empirical example is analyzed using a database, which contains data obtained in interviews with around 3000 prospective clients while searching for a new home. The statistical association between the two groups, resulting from the application of the proposed methodology, provides more useful results than those previously reported in the literature.
Descrição: FREITAS, A. A. F. ; HEINECK, L. F. M. Segmentação de mercado: proposta de uma metodologia de associação entre clientes e produtos no contexto do mercado imobiliário. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 37-49, jul./set. 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6849
ISSN: 1678-8621
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