Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69295
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Museu e acessibilidade à arte: as experiências do Museu de Arte da UFC (Mauc)
Autor(es): Correia, Helem Cristina Ribeiro de Oliveira
Campos, Maria Carlizeth da Silva
Moreno Rocha, Saulo
Palavras-chave: Museu de Arte da UFC;Acessibilidade;Arte - Ceará
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC)
Citação: CORREIA, Helem Cristina Ribeiro de Oliveira; CAMPOS, Maria Carlizeth da Silva; MORENO ROCHA, Saulo. Museu e acessibilidade à arte: as experiências do Museu de Arte da UFC (Mauc). In: ROCHA, Jessica Norberto (org.). Acessibilidade em museus e centros de ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.
Resumo: Este capítulo apresenta experiências de acessibilidade à arte e ao patrimônio desenvolvidas no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC), museu universitário localizado em Fortaleza, Ceará. A partir das dinâmicas internas de planejamento e gestão, em sintonia com os marcos legais e com as demandas públicas por acessibilidade, o museu vem implementando uma série de ações com base na transformação da sua cultura institucional, com a incorporação da acessibilidade universal como uma pauta transversal. Nesse processo, destaca-se o papel da qualificação das equipes, da inovação e da criatividade diante dos desafios orçamentários e da importância das parcerias intra e interinstitucionais, para a construção de museus cada vez mais acessíveis e plurais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69295
Aparece nas coleções:MAUC - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_capliv_hcrocorreia.pdf980,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.