Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/694
Título: Avaliação da qualidade dos serviços das bibliotecas univeristárias pelos usuários discentes
Autor(es): Bezerra, Neiliane Alves
Orientador(es): Adriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Biblioteca Universitária - Administração
Avaliação educacional
Ensino superior
Data do documento: 2010
Citação: BEZERRA, N. A. (2010)
Resumo: Este estudo está centrado na avaliação institucional e foca o tema a avaliação da qualidade das bibliotecas universitárias, tendo por objetivo geral realizar um diagnóstico da qualidade das bibliotecas universitárias e verificar sua associação com os resultados dos cursos no ENADE, por meio da opinião dos estudantes. Especificamente, pretende-se: verificar o grau de satisfação dos usuários em relação ao acervo, sua suficiência e atualização; mensurar a adequação das instalações físicas destinadas aos usuários quanto à climatização, iluminação e acústica; estudar a satisfação dos usuários em relação aos equipamentos de informática disponibilizados e o mobiliário; anotar a satisfação dos usuários em relação ao atendimento; verificar a satisfação dos usuários em relação ao horário de funcionamento da biblioteca. A revisão da literatura aborda a evolução das teorias da avaliação da aprendizagem, as várias perspectivas do conceito de qualidade em educação. Contextualiza no âmbito das reformas do Estado, o desenvolvimento dos sistemas de avaliação implantados pelo Estado brasileiro, destacando o PAIUB, ENC e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Apresenta uma síntese da trajetória das bibliotecas universitárias brasileiras, destacando as principais questões relativas ao planejamento e à avaliação. Aborda a gestão da qualidade em serviços nas bibliotecas universitárias, bem como a relação destas unidades de informação com as atividades acadêmicas. Contextualiza o ambiente de estudo, apresentando breve histórico da criação da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa é do tipo exploratória e utilizou como procedimento técnico para a coleta de dados o estudo de campo ex post-facto. A amostra, foi escolhida com base nos conceitos obtidos pelos cursos no ENADE. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados mediante o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), o qual forneceu o cálculo das medidas de localização média, moda e mediana. Pela análise dos dados, constatou-se que os indicadores em que a biblioteca apresentou um desempenho insatisfatório disseram respeito à quantidade e disponibilidade de equipamentos de informática, ao mobiliário e acervo, em relação ao atendimento das necessidades de informação, à quantidade e à atualização. Também apresentou desempenho insatisfatório crítico o item referente ao espaço para estudo individual. Conclui-se que a qualidade da biblioteca tem relação com a qualidade da formação dos discentes, averiguada pelo do ENADE.
Abstract: This study focuses on assessing institutional and thematic focus as the subject to evaluate the quality of university libraries, aiming to make a general diagnosis of the quality of university libraries and its association with the outcomes of courses in ENADE, based on the opinions of students . Specifically, it is intended: to determine the degree of user satisfaction with the acquis, its sufficiency and update and check suitability of physical facilities for the users as the air conditioning, lighting and acoustics; check the users' satisfaction in relation to computer equipment available and furniture, knowing the users 'satisfaction regarding attendance and verify the users' satisfaction regarding the opening hours of the library. The literature of the area focuses on the evolution of theories of learning assessment, the various perspectives of the concept of quality in education. Contextualized within the state reforms the development of evaluation systems already deployed by the Brazilian state, highlighting the PAIUB, NEC and National System of Higher Education Assessment (SINAES). Presents a summary of the trajectory of Brazilian university libraries, focusing on the major issues in planning and evaluation. Addresses the management of service quality in university libraries, as well as the relationship between these units of information with academic activities. Contextualizes the study environment, presenting a brief history of the creation of the Federal University of Ceará. The research is exploratory and used as a technical procedure to collect the data field study ex post facto. The sample was chosen on the basis of grades obtained by the courses in ENADE. Data were collected through questionnaire and analyzed using the software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), which provided the calculation of measures of location average, median and mode. Through analysis of data revealed that the indicators on which the library had been underperforming for the quantity and availability of computer equipment, furniture and collection service in respect of information needs, the quantity and update. Also showed poor performance critical item on the area for individual study. It is concluded that the quality of the library is related to the quality of training of students, investigated by ENADE.
Descrição: BEZERRA, Neiliane Alves. Avaliação da qualidade dos serviços das bibliotecas universitárias pelos usuários discentes. 2010, 155 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5429 . Acesso em: 06 jan. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/694
Aparece nas coleções:BU - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_nabezerra.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.