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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise de aplicativos medidores da irregularidade longitudinal em pavimentos asfálticos
Autor(es): Almeida, Lucas Cavalcante de
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Lucas Júnior, Jorge Luiz Oliveira
Chaves, José Wémenson Rabelo
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: OLIVEIRA, F. H. L. et al. Análise de aplicativos medidores da irregularidade longitudinal em pavimentos asfálticos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 33, 2019, Balneário Camboriú. Anais... Balneário Camboriú, 2019. p. 1-12.
Resumo: Este artigo analisa as condições de superfície de uma rodovia pavimentada com revestimento em Concreto Asfáltico Usinado à Quente, em seis faixas de tráfego, numa extensão de 4,1 km, utilizando dois aplicativos para smartphones, denominados SmartIRI e RoadLab, que mensuram a irregularidade longitudinal e a expressam por meio do Índice de Irregularidade Internacional (International Roughness Index – IRI). O estudo demonstrou que a utilização dos aplicativos pode ser uma alternativa viável aos métodos tradicionais de avaliação da qualidade funcional das rodovias brasileiras, devido ter um baixo custo, fácil operação e acurácia melhor que as avaliações subjetivas. Os resultados identificaram que os aplicativos forneceram valores distintos para a irregularidade longitudinal, possivelmente, devido ao processo de calibração dos modelos utilizados. No entanto, tratando-se da classificação qualitativa, os aplicativos forneceram parâmetros semelhantes e, por meio da irregularidade longitudinal, conseguiram identificar as zonas do pavimento que necessitam de manutenções por parte dos gestores rodoviários.
Abstract: This paper analyzes the surface conditions of a paved highway paved with Hot Mix Asphalt Concrete in six traffic lanes, to a length of 4.1 km, using two applications for smartphones, called SmartIRI and RoadLab, which measure the longitudinal irregularity and express it through the International Roughness Index (IRI). The study demonstrated that the use of the applications could be a viable alternative to the traditional methods of evaluation of the functional quality of the Brazilian highways, due to having a low cost, easy operation and accuracy better than the subjective evaluations. The results identified that the applications provided different values for the longitudinal irregularity, possibly due to the calibration process of the models used. However, in the case of the qualitative classification, the applications provided similar parameters and, through the longitudinal irregularity, were able to identify the areas of the pavement that require maintenance by the road managers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69420
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