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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação diagnóstica sobre a gestão do conhecimento: um estudo realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC)
Autor(es): Pereira, Anderson Silva
Orientador: Lima, Alberto Sampaio
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Conhecimento;Instituição de Ensino Superior;Gestão;Knowledge management;Knowledge;Higher education institution;Management
Data do documento: 2022
Citação: PEREIRA, Anderson Silva. Avaliação diagnóstica sobre a gestão do conhecimento: um estudo realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Orientador: Alberto Sampaio Lima. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Diante de uma sociedade em que as transformações são cada vez mais aceleradas, em que os recursos demonstram-se cada vez mais escassos e a valorização de recursos intangíveis apresenta-se cada vez mais evidente, as instituições encontram-se em um cenário desafiador e em constante movimento. Nesse sentido, a gestão do conhecimento mostra-se essencial para manutenção das organizações do século XXI. Nesse contexto, gerenciar conhecimentos é importante para a administração pública, pois visa fomentar a eficiência dos recursos públicos e a efetividade dos serviços prestados, sobretudo nas instituições de ensino, por serem instituições que lidam diretamente com o conhecimento. O presente estudo tem como objetivo diagnosticar a gestão do conhecimento na Universidade Federal do Ceará sob a perspectiva de seus servidores. Em relação aos aspectos metodológicos, quanto à abordagem do problema, trata-se de pesquisa quantitativa; no tocante aos objetivos, classifica-se como descritiva; quanto aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como levantamento de campo (Survey). Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de um questionário, feito no google forms, e enviado a todos os servidores da instituição, por meio de lista de e-mails enviados pela secretaria da Pró-reitoria de gestão de pessoas. Portanto, apesar da média geral indicar uma tendência à classificação moderada, conclui-se, considerando uma análise sistêmica do conjunto de resultados obtidos, que o diagnostico da gestão do conhecimento da Universidade Federal do Ceará está tendendo a fraco. Em relação à comparação da percepção dos docentes, TAEs, gestores e não gestores não houve diferença na classificação da gestão do conhecimento.
Abstract: In a society in which transformations are increasingly accelerated, in which resources are increasingly scarce and the appreciation of intangible resources is increasingly evident, institutions find themselves in a challenging scenario and in constant movement. In this sense, knowledge management proves to be essential for the maintenance of 21st centusry organization. The Knowledge management is important for public administration, as it aims to promote the efficiency of public resources and the effectiveness of the services provided, especially in educational institutions, as they are institutions that deal directly with knowledge. The present study aims to diagnose knowledge management at the Federal University of Ceará from the perspective of its public servant. Regarding the methodological aspects, regarding the approach to the problem, it is a quantitative research; with regard to objectives, it is classified as descriptive; as for the technical procedures, it is characterized as a field survey. The research data were obtained through a questionnaire, made in google forms, and sent to all the institution's public servant, through a list of emails sent by the secretary of the Pro-rectory of people management. Therefore, despite the general average indicating a tendency to moderate classification, it is concluded, considering a systemic analysis of the set of results obtained, that the diagnosis of knowledge management at the Federal University of Ceará is tending to be weak. Regarding the comparison of the perception of teachers, TAEs, managers and non-managers, there was no difference in the classification of knowledge management.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70042
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