Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70246
Tipo: Folheto
Título: Práticas predatórias na produção científica: cartilha
Autor(es): Castro, Aryadna Pereira de
Lima, Beatriz da Cruz
Lima, Brena Menezes
Bezerra, Herbenio de Souza
Santos, Nicolle Negreiros de Lima
Orientador: Farias, Maria Giovanna Guedes
Palavras-chave: Revistas predatórias;Produção científica;Fraude na ciência;Comunicação científica
Data do documento: 2022
Citação: CASTRO, Aryadna Pereira de; LIMA, Beatriz da Cruz; LIMA, Brena Menezes; BEZERRA, Herbenio de Souza; SANTOS, Nicolle Negreiros de Lima. Práticas predatórias na produção científica. Fortaleza: PPGCI/UFC, 2022.
Resumo: A publicação de uma pesquisa é o caminho natural da atividade científica e se torna uma ponte entre a comunidade de cientistas/pesquisadores e a sociedade em geral. Logo, colocar uma pesquisa no mundo não pode ser algo feito de qualquer forma, concorda? O cuidado tomado em todo o desenvolvimento da investigação científica precisa continuar no momento da escolha das revistas e livros que se tornarão os veículos de comunicação. Nesse universo não faltam armadilhas preparadas para fisgar o pesquisador: são as práticas predatórias de periódicos e editoras que, de maneira pouco sutil, entram em contato com os cientistas e oferecem um caminho de facilidades para suas publicações. O que parece ser uma vantagem em meio às pressões por publicação, esconde práticas pouco éticas como a ausência de revisão por pares, a fraude em resultados e a mercantilização da ciência. Esta cartilha foi criada para familiarizar você, leitor e pesquisador, com esse universo, apresentando conceitos, ferramentas e dicas para que sua pesquisa não se torne uma presa, para que sua reputação não seja manchada e para que a ciência não seja desvalorizada. Nosso conteúdo é a linha de chegada das reflexões realizadas durante a disciplina de Comunicação Científica, ministrada pela Professora Doutora Maria Giovanna Guedes Farias na turma 2022.1 do Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70246
Aparece nas coleções:PPGCI - Produções técnicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_cart_apcastro_et_al.pdf5,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.