Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/704
Título: Identificações e recepção: o olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vídeo popular da TV Janela
Título em inglês: Identifications and reception: The look of the residents of the neighborhood Pantanal or Planalto Ayrton Senna on the popular video TV Janela
Autor(es): Braga, Robson da Silva
Orientador(es): Nunes, Márcia Vidal
Palavras-chave: Mediações culturais
Comunidade
Identificações culturais
Representações sociais
Estudo de recepção
Cultural mediation
Community
Cultural identification
Social representations
Reception study
Comunicação Popular
Representação Social
Identidade Cultural
Mediação Sociocultural
Etnografia
Interação Cultural
Antropologia Cultural
Data do documento: 2010
Resumo: Esta pesquisa verificou de que modo cinco receptores dos vídeos da TV Janela, projeto da ONG Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), se identificam com as representações positivas acerca do “morador do Pantanal” (comunidade surgida em 1990 na periferia sul de Fortaleza - CE), apresentadas pelas produções audiovisuais. Os vídeos do projeto apresentam, de modo geral, um morador unido, de luta, trabalhador e, por isso, vitorioso e feliz, em contraposição ao imaginário de violência e miséria construído pela mídia convencional acerca do local. O objetivo da TV Janela é melhorar a auto-estima das cerca de trezentas pessoas que assistem mensalmente aos vídeos, em telão montado na rua. A pesquisa buscou compreender uma etapa específica do processo comunicativo (a recepção) através dos conceitos de comunidade, representações sociais e identificações culturais. Ela teve caráter qualitativo, utilizandose da etnografia e da entrevista em profundidade como procedimento metodológico, da Análise do Discurso como método de análise dos discursos dos receptores selecionados e dos Estudos Culturais como perspectiva teórica. Aspectos como o período no qual o receptor chegou ao bairro, sua história de vida e as relações cotidianas com o bairro e seus moradores interferem na sua construção identitária como morador do Pantanal e, consequentemente, no modo como se apropriam das representações de morador apresentadas pelos vídeos. Mesmo os aspectos mais reforçados pelos vídeos, como a luta história, só conseguem adesão dos receptores quando esses vivenciaram o fato específico ou acessaram-no previamente através de moradores mais antigos, do seu convívio comunitário ou familiar.
Abstract: This study revealed how five selected recipients (viewers) of the “Window TV” videos identified with the positive representations about the "resident of Pantanal" (a community originated in 1990, in the southern outskirts of Fortaleza - CE), presented in the audiovisual productions created under a project from the NGO Institute for Social Development (IDS). The videos of the project show, in general, a participative, hardworking resident, committed to a cause and therefore, victorious and happy, as opposed to the fictional violence and misery built by the mainstream media about the location. The goal of the “Window TV” is to improve the self-esteem of some three hundred people who watch the videos monthly on a screen set up on the street. The research aimed to understand a particular stage of the communication process (reception) through the concepts of the community, social representations and cultural identification. It has a qualitative dimension, and used the ethnography and in-depth interview as a methodological procedure; the Discourse analysis as a method of discourse analysis of the selected recipients and Cultural Studies as a theoretical perspective. Aspects such as the time in which the viewers arrived at the neighborhood, their life history and daily interactions with the community and its dwellers interfere with their identity building as a resident of the Pantanal and consequently, in the way they appropriate the representations of a resident presented by video. Even the more emphasized aspects brought by the videos, such as the fight history, can only get support from the receivers when they have themselves experienced the specific fact or learned it previously with the older residents, their living together with the community or family.
Descrição: BRAGA, Robson da Silva; NUNES, Márcia Vidal. Identificações e recepção: o olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vídeo popular da TV Janela. 2010. 112f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/704
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Dis_RSBraga.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.