Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70433
Tipo: Guia
Título: Assédio moral e sexual no trabalho: prevenção e enfrentamento na UFC
Palavras-chave: Assédio moral no ambiente de trabalho;Assédio sexual no ambiente de trabalho;Assédio - prevenção;Assédio - enfrentamento
Data do documento: 2023
Instituição/Editor/Publicador: Divisão de apoio psicossocial da Pró-reitoria de gestão de pessoas
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Assédio moral e sexual no trabalho: prevenção e enfrentamento na UFC. Fortaleza: Divisão de apoio psicossocial da Pró-reitoria de gestão de pessoas. 2023. 16f.
Resumo: A UFC, através da PROGEP e de outros órgãos internos, vem buscando desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável e comprometido com a garantia dos direitos fundamentais, por meio da promoção de ações educativas e de conscientização sobre as consequências fatídicas do assédio moral e sexual para a saúde e os diversos prejuízos dele decorrentes para a instituição como um todo. A solução da problemática não envolve apenas questões legais, mas uma ação conjunta entre os diversos setores que trabalham com a temática e um empenho e comprometimento por parte da administração superior. Este documento traz informações sobre o que vem a ser assédio moral e sexual, de que forma é praticado, quais as suas características e o que não se congura assédio; adverte, ainda, sobre as condutas mais comuns adotadas pelos agressores, conscientiza os(as) servidores(as) da necessidade de prevenir e denunciar os casos e orienta-os(as) sobre onde e como procurar ajuda. O assédio, moral e sexual, é um fator de risco grave na organização, sendo necessária a aplicação de ações de prevenção para eliminar ou reduzir os riscos que envolvem a violência no ambiente de trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70433
Aparece nas coleções:PROGEP - Guias/Cartilhas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_guia_diapsprogep.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.