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Tipo: TCC
Título: Consciência margeada na dança: um estado de corpo baderneiro
Autor(es): Amarante, Rayane Messias do
Orientador: Cardoso, Thereza Cristina Rocha
Palavras-chave: Corporeidade;Dança;Baderna;Corpo;Política
Data do documento: 2022
Citação: AMARANTE, Rayane Messias do. Vila Consciência margeada na dança: um estado de corpo baderneiro. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Bacharelado) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa nasce de uma experiência vivenciada no processo de criação do trabalho cênico SALVE! (2015) e dedica-se a investigar o que aqui chamamos de estado de corpo baderneiro. Ao construir uma compreensão acerca dessa corporeidade, pretende perscrutar e dilatar sua apreensão na produção de conhecimento artístico em dança. Para tanto utiliza-se do diálogo entre os conceitos de estado de corpo (LOUPPE, 2012), gesto dançado e pré-movimento (GODARD, 2000), corporeidade dançante (BERNARD apud BRAGA, 2019), corpo criminoso (PIRES, 2018) e a noção de movimento microscópico em silêncio no fundo dos corpos (GIL, 2001), resultando no desenvolvimento das implicações da dualidade consciente e inconsciente do corpo na dança. Interessa-se pelas lacunas do entre do movimento que promovem o aparecimento de novas movimentações. Acredita que o gesto insuflado a partir do movimento no fundo dos corpos e as tensões da corporeidade com seu histórico sociocultural refletem diretamente na dança do bailarino. A partir disso, levanta questionamentos a fim de debater e pensar outras fricções margeadas do corpo, bem como contribuir na construção de uma resistência política na cena da dança, baderneira, sim, por que não?
Résumé: Cette recherche est née d'une expérience vécue dans le processus de création de l'œuvre scénique SALVE ! (2015) et se consacre à l'étude de ce que nous appelons ici l'état désordonné du corps. En construisant une compréhension de cette corporéité, il entend scruter et élargir son appréhension dans la production de savoirs artistiques en danse. Pour cela, il utilise le dialogue entre les concepts d'état corporel (LOUPPE, 2012), de geste et pré-mouvement dansés (GODARD, 2000), de corporéité dansante (BERNARD apud BRAGA, 2019), de corps criminel (PIRES, 2018) et de notion de mouvement microscopique en silence au fond des corps (GIL, 2001), aboutissant au développement des implications de la dualité consciente et inconsciente du corps dans la danse. Il s'intéresse aux écarts entre les mouvements qui favorisent l'émergence de nouveaux mouvements. Il estime que la gestuelle inspirée par le mouvement du bas des corps et les tensions de la corporéité avec son histoire socioculturelle rejaillit directement sur la danse du danseur. A partir de là, il soulève des questions pour débattre et réfléchir sur d'autres franges des frottements du corps, ainsi que contribuer à la construction d'une résistance politique dans le milieu de la danse, trublion, oui, pourquoi pas ?
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70644
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