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Título: Desenvolvimento de um laboratório virtual para capacitação tecnológica a distância em proteção de sistemas elétricos
Título em inglês: Development of a virtual laboratory for distance training in protection of electrical systems
Autor(es): Silva, Carlos Henrique de Castro
Orientador(es): Barroso, Giovanni Cordeiro
Coorientador(es): Leão, Ruth Pastora Saraiva
Palavras-chave: Engenharia elétrica
Sistemas de energia elétrica
Data do documento: 2011
Citação: SILVA, C. H. C. (2011)
Resumo: Com o aumento na demanda de energia elétrica e a exigência de maior confiabilidade, segurança e eficiência na operação de sistemas elétricos de potência por parte dos órgãos reguladores, aumentou a necessidade por profissionais cada vez mais qualificados em planejamento e operação dos sistemas de potência. No entanto, com a necessidade de atualização técnica continuada e em decorrência da política de racionalização de custos e de disponibilização de pessoal, as técnicas de ensino a distância têm evoluído e alcançado abrangência nas mais diferentes áreas do conhecimento. Este trabalho apresenta um Simulador para Treinamento Presencial e a Distância em Operação e Proteção de Sistemas Elétricos (STOP). O simulador STOP é desenvolvido em Java, podendo ser utilizado em ambientes: Unix, Linux, Windows, MacOS. O STOP pode ser aplicado em treinamento presencial e a distância e está voltado à capacitação de estudantes de engenharia, técnicos e profissionais da área de sistemas elétricos de potência. O STOP está integrado a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Moodle. A integração enriquece o ensino-aprendizado tornando-o mais efetivo com o uso de uma ferramenta capaz de simular situações reais. Os simuladores em ambientes virtuais são alternativas para a redução de custos em empresas e instituições de ensino. O simulador STOP é um software composto de diagramas unifilares, com a representação dos principais componentes do sistema de proteção, tornando possível ao usuário simular faltas e reconfigurar o sistema elétrico, por meio de ajustes de relés para coordenação da proteção e redefinição de parâmetros.
Abstract: As the demand for electrical energy increases and requirements from regulatory agencies for improved reliability, security and efficiency on the operation of electric power systems, the need for professionals ever more qualified on planning and operation power systems also increases. However, with the need for continued technical update and as a result of rationalization policies of costs and provision of personnel for training, the distance learning techniques have evolved and reached different areas of knowledge. This work presents a Simulator for Presence and Distance Learning about Operation and Protection of Electric Systems (STOP). The STOP Simulator is developed in Java, which enables it to be used in the following systems: Unix, Linux, Windows, MacOS. The STOP can be applied in class as well as distance training and is directed to the training of engineering students, technicians and professionals specialized on electric power systems. The STOP is integrated to a Learning Virtual Environment (AVA), the Moodle. The integration enhances the teaching-learning process making it more effective by using a tool able to simulate real life situations. Simulators in virtual environments are an alternative to reducing costs in companies and educational institutions. The STOP is a software tool featuring one-line diagrams with the main components of the protection system, short-circuits simulation and reconfiguration of the system by setting relays for coordination of the system protection and redefinition of parameters.
Descrição: SILVA, C. H. C. Desenvolvimento de um laboratório virtual para capacitação tecnológica a distância em proteção de sistemas elétricos. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7076
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