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Título: Saberes populares no cuidado ao recém-nascido com enfoque na promoção da saúde
Título em inglês: Popular knowledge in care of the newborn with focus on health promotion
Autor(es): Costa, Ana Cristina Pereira de Jesus
Bandeira, Lucivane Paiva Lima
Araújo, Márcio Flávio Moura de
Gubert, Fabiane do Amaral
Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Vieira, Neiva Francenely Cunha
Palavras-chave: Cuidado da Criança
Medicina Tradicional
Promoção da Saúde
Data do documento: Abr-2013
Editor: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental
Citação: COSTA, A. C. P. J. ; BANDEIRA, L. P. L. ; ARAÚJO, M. F. M. ; GUBERT, F. A. ; REBOUÇAS, C. B. A. ; VIEIRA, N. F. C. (2013)
Resumo: Objetivo: verificar a influência dos saberes populares no cuidado ao recém-nascido, com enfoque na promoção da saúde da criança. Método: Estudo qualitativo, realizado em maternidade pública, de Imperatriz-Maranhão, com 15 mães de recém-nascidos. Para a coleta de dados utilizaram-se formulário e entrevista semi-estruturada com análise temática de conteúdo. Resultados: categorias Saberes utilizados na higienização do coto umbilical; Saberes utilizados na alimentação do recém-nascido; Saberes utilizados nas práticas de cuidado cotidiano do recém-nascido; Saberes utilizados diante das doenças do recém-nascido. Os saberes relatados e sua influência nos cuidados ao recém-nascido foram: orações e benzimentos, chás de ervas variadas, crendices relacionadas aos cuidados com o coto umbilical, soluços e alterações do sono. Conclusão: as mães não confiam plenamente no uso de práticas baseadas em saberes populares, dando, pois, crédito às orientações dadas pelos profissionais da saúde.
Abstract: Object: verifying the influence of popular knowledge in the care of newborn, focusing on the promotion of child health. Methods: study with a qualitative approach, and was carried in public maternity hospital from Imperatriz-Maranhão, with 15 mothers of newborns. A questionnaire and semi-structured interview using thematic content analysis were used to collect data. Results: Three categories emerged: Knowledge used in the cleaning of the umbilical stump; Knowledge used to feed the newborn; Knowledge of practices used in daily care of the newborn; Knowledge used on diseases of the newborn. The reported knowledge and their influence on newborn care were prayers and blessings, herbal teas varied beliefs related to the care of umbilical stump, hiccups and sleep disorders. Conclusion: mothers do not rely heavily on the use of popular knowledge based practices, giving for credit to the guidelines given by the health professionals.
Resumo em espanhol: Objetivo: verificar la influencia del conocimiento popular en el cuidado del recién nacido, centrándose en la de la salud de los niños promoción. Métodos: Estudio con enfoque cualitativo, que se celebró en el hospital público de maternidad de la Imperatriz-Maranhão, con 15 madres de recién nacidos. Para recoger los datos mediante un cuestionario y entrevistas semi-estructuradas con análisis de contenido temático. Resultados: las categorías de conocimiento emergentes utilizados en la limpieza del muñón umbilical, conocimiento utilizado para alimentar a los recién nacidos, el conocimiento de las prácticas utilizadas en la atención diaria de los recién nacidos, conocimiento utilizado sobre las enfermedades del recién nacido. El conocimiento informado y su influencia en la atención del recién nacido fueron las oraciones y bendiciones, creencias infusiones variadas relacionadas con el cuidado del cordón umbilical, el hipo y los trastornos del sueño. Conclusión: las madres no dependen en gran medida el uso de prácticas basadas en el conocimiento popular, dando, para el crédito a las directrices impartidas por profesionales de la salud.
Descrição: COSTA, Ana Cristina Pereira de Jesus ; BANDEIRA, Lucivane Paiva Lima ; ARAÚJO, Márcio Flávio Moura de ; GUBERT, Fabiane do Amaral ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Saberes populares no cuidado ao recém-nascido com enfoque na promoção da saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 3626-3635, abr./jun., 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7151
ISSN: 2175-5361
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