Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/719
Title in Portuguese: Competitividade do agronegócio cearense no mercado internacional: O caso da amêndoa da castanha de caju e melão
Author: Araújo, Sciena Servia Viana
Silva, Lúcia Maria Ramos
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Keywords: Competitividade
Agronegócio
Ceará
Issue Date: 2004
Publisher: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER)
Citation: ARAÚJO, Sciena Servia Viana. ; SILVA, Lúcia Maria Ramos; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Competitividade do agronegócio cearense no mercado internacional: O caso da amêndoa da castanha de caju e melão. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA E RURAL,42.; 2004,Cuiabá-MT. Anais... Brasília-DF, p.1-12, 2004.
Abstract in Portuguese: Objetivou-se analisar a competitividade das exportações de produtos selecionados(amêndoa da castanha de caju (ACC), melão) do agronegócio cearense, no período de 1998 a 2003. Para tanto, utilizaram-se indicadores de desempenho das exportações: Indicador de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Taxa de Cobertura (TC) e o modelo Constant Market Share (CMS). Verificou-se queda das exportações da ACC cearense a qual foi decorrente principalmente de perdas de competitividade, em menor proporção, do efeito destino das exportações. O melão apresentou substancial incremento na pauta de exportação inclusive com a inserção de novos mercados. O crescimento das exportações é explicado, basicamente, pelo efeito competitividade que foi influenciado por condições internas favoráveis como os incentivos governamentais para o desenvolvimento da agricultura irrigada em especial fruticultura irrigada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/719
metadata.dc.type: Artigo
Appears in Collections:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_art_ssvaraujo.pdf93,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.