Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72035
Tipo: TCC
Título: Finanças e Secretariado Executivo: conhecimentos, demandas e fronteiras da atuação profissional
Autor(es): Silva, Matheus Alves da
Orientador: Alcantara, Sonia Regina Amorim Soares de
Palavras-chave: Conhecimento financeiro;Gestão financeira;Secretariado Executivo
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Matheus Alves da. Finanças e Secretariado Executivo: conhecimentos, demandas e fronteiras da atuação profissional. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Ao longo da graduação, os estudantes universitários são apresentados a diversos saberes que integram o leque de possibilidades da área de formação por meio de disciplinas, projetos de extensão como empresas juniores ou outras atividades disponíveis. Durante a graduação, o egresso do Curso de Secretariado Executivo se depara com as disciplinas obrigatórias de Introdução à Economia; Fundamentos de Estatística; Contabilidade Geral; Administração Estratégica; Matemática Financeira; Administração e Análise Financeira e Orçamentária, e demais conhecimentos dispostos da grade curricular de 2018.1. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva identificar qual a repercussão da aplicação dos conhecimentos financeiros obtidos ao longo do Curso de Secretariado Executivo no exercício destes profissionais. Para o embasamento teórico deste estudo, foi utilizado material documental além de literatura científica de autores como Durant (2000), Nonato Júnior (2009), Robbins (2005), Gitman (2010), Sabino e Andrade (2011), Azevedo e Costa (2006), Sabino e Rocha (2004), Camargo e Barbero (2018) e Barros et al. (2013). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa por meio de questionário eletrônico estruturado, para a interpretação dos resultados utilizou-se da ADC. Como resultado, a pesquisa demonstrou: a) haver uma dualidade na vivência profissional dos respondentes: há profissionais que utilizam o conhecimento financeiro rotineiramente e também aqueles que o fazem exclusivamente no atendimento de demandas pontuais; b) apesar das posições hierárquicas e tempo de mercado, percebeu-se uma nítida aplicação laboral do conhecimento financeiro adquirido com a formação em Secretariado Executivo; c) espontaneidade dos profissionais em aprofundar seus conhecimentos financeiros através de ferramentas e desenvolvimento contínuo pela participação em cursos, capacitações, entre outros meios; d) a exposição em atividades referentes à contabilidade apresentou repercussão favorável para esses profissionais; e) o conhecimento financeiro para os profissionais de Secretariado Executivo pode ser diferencial competitivo porque gera entregas de demandas solicitadas; proporciona destaque no ambiente corporativo; proporciona oportunidades aos profissionais; abre a possibilidade para atuar em uma nova atividade e/ou projetos; viabiliza promoções; bonificações.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72035
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_masilva.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.