Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72037
Tipo: TCC
Título: O modelo BPMN como solução para o setor de pagamentos do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará - COREN-CE
Autor(es): Rocha, Francisco Alexandre de Sousa
Orientador: Durante, Daniela Giareta
Palavras-chave: Gestão de processos;BPMN;Serviço público;Qualidade
Data do documento: 2022
Citação: ROCHA, Francisco Alexandre de Sousa. O modelo BPMN como solução para o setor de pagamentos do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará - COREN-CE. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A gestão de processos de negócios é uma temática discutida tanto no contexto de organizações privadas como nas organizações públicas, onde a sua implementação visa o alcance e melhorias aos processos organizacionais. Nesse sentido, o trabalho objetivou propor a utilização do modelo BPMN como solução para o setor de pagamentos do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE). O presente trabalho é uma pesquisa de abordagem empírica, qualitativa, classificada como descritiva aplicada, onde o procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso. Para a coleta de dados, além da entrevista, foi necessário analisar alguns documentos que orientam a organização quanto ao processo em estudo. Para a análise de dados, foi utilizado a análise de conteúdo seguindo as três etapas descritas por Bardin (2016). Foi possível mapear o processo de solicitação e pagamento de diárias para fiscalização onde o mesmo inicia com a solicitação, seja de caráter emergencial ou de rotina, por parte do fiscal e perpassa diversos setores, tanto em meio físico quanto digital. No que tange à identificação dos problemas relacionados ao fluxo desse processo, evidenciou-se quatro problemas, sendo eles: demora na conclusão das atividades do processo; sobrecarga de tarefas; documentos pendentes ou com erros; e pendência de assinaturas nos documentos. Com o uso dos 5 Por quês encontrou-se a ausência de prazos estabelecidos, a inexistência de um registro documentando as atribuições de cada agente no processo, e a ausência de treinamento como fonte geradora dos problemas identificados, respectivamente. Com relação aos possíveis benefícios da aplicação do modelo BPMN, destacou-se sob a luz do referencial teórico exemplos de agilidade, padronização de procedimentos, diminuição de erros, integração e melhoria na comunicação, redução dos tempos de ciclo dos processos; aumento da eficiência interna; redução de custos; e melhoria da qualidade.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72037
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_fasrocha.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.