Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72745
Tipo: Dissertação
Título: Construção tensiva do suspense em contos fantásticos argentinos
Autor(es): Veloso, Gabriela de Araujo Zaupa
Orientador: Leite, Ricardo Lopes
Palavras-chave: Semiótica tensiva;Enunciação;Suspense;Literatura fantástica
Data do documento: 2022
Citação: VELOSO, Gabriela de Araújo Zaupa. Construção tensiva do suspense em contos fantásticos argentinos. Orientador: Ricardo Lopes Leite. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho investiga diferentes efeitos de sentido de suspense encontrados em contos de literatura fantástica argentinos. O principal pressuposto teórico da pesquisa é a Semiótica Tensiva (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001; ZILBERBERG, 2011, 2016), além de utilizar-se dos conceitos de veridicção (GREIMAS; COURTÉS, 2020) e de observador (BERTRAND, 2003). Compõem o corpus bibliográfico quatro contos: um de Leopoldo Lugones, dois de Jorge Luis Borges e um de Julio Cortázar, cujas diferenças marcam variedades nas cifras tensivas do suspense. Os contos foram analisados e classificados quanto a manifestação tensiva do suspense em cada um, com o uso de trechos que permitiram demonstrar o percurso da construção deste efeito de sentido dentro das narrativas, traçando as suas direções tensivas predominantes. As análises propiciaram a observação de diferentes apresentações tensivas deste efeito de sentido, que mobiliza por vezes aspectos mais sensíveis ou mais inteligíveis. As possibilidades de construção tensiva do suspense aqui contempladas estão ilustradas nas conclusões em um quadro comparativo, graduadas em função da tensividade. Além disso, foi possível identificar um percurso protótipo de construção do suspense, composto de curiosidade, expectativa, surpresa e suspensão, e dividido a partir do nível de investimento afetivo presente em seu percurso. Tal trajetória parece ser percorrida em sua totalidade sempre que há suspense, porém observaram-se algumas alternâncias na ordem de aparição da surpresa e da suspensão.
Resumen: Este trabajo investiga diferentes efectos de sentido del suspense que se encuentran en los cuentos de la literatura fantástica argentina. La principal base teórica de la investigación es la Semiótica Tensiva (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001; ZILBERBERG, 2011, 2016), además de utilizar los conceptos de verificabilidad (GREIMAS; COURTÉS, 2020) y observador (BERTRAND, 2003). El corpus bibliográfico comprende cuatro cuentos: uno de Leopoldo Lugones, dos de Jorge Luis Borges y uno más de Julio Cortázar, cuyas diferencias marcan variedades en las cifras tensivas del suspense. Los cuentos fueron analizados y clasificados en cuanto a la manifestación tensiva del suspense en cada uno, con el uso de extractos que permitieron demostrar el curso de la construcción de este efecto de significado dentro de las narrativas, trazando sus direcciones tensivas predominantes. Los análisis permitieron observar diferentes presentaciones tensivas de este efecto de significado, que a veces moviliza aspectos más sensibles o más inteligibles. Las posibilidades de construcción tensa del suspenso contempladas aquí se ilustran en las conclusiones en un marco comparativo, graduado según la intensidad. Además, fue posible identificar un prototipo de camino de construcción de suspenso, compuesto por curiosidad, expectativa, sorpresa y suspensión, y dividido a partir del nivel de inversión afectiva presente en su curso. Esta trayectoria parece atravesarse en su totalidad siempre que hay suspense, pero se observaron algunas alternancias en el orden de aparición de sorpresa y suspensión.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72745
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_gazveloso.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.