Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/729
Título: A imagem fotográfica como objeto da sociologia da arte
Autor(es): PAULA, Silas de
MARQUES, Kadma
Palavras-chave: Sociologia da arte
Fotografia contemporânea
New sociology of art
Contemporary photography
Data do documento: 2010
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: PAULA, S. ; MARQUES, K. (2010)
Resumo: Este artigo discute algumas questões colocadas por Pierre Bourdieu em seu livro Un Art Moyen. A pretensão, aqui, é iniciar um diálogo entre a “nova sociologia da arte”, de Nathalie Heinich, e as abordagens de autores não-franceses que refletem atualmente sobre a imagem contemporânea, como Elizabeth Edwards, Janice Hart, Rosalind Krauss, Howard S. Becker e outros. Consideradas as particularidades do momento histórico no qual foi elaborada, seria possível afirmar que tal obra ainda se adéqua ao corpus teórico e à prática da fotografia contemporânea?
Abstract: This paper discusses some questions put by Pierre Bourdieu in his book Un Art Moyen. Our intention here is to initiate a dialog between the french tradition of the “new sociology of art”, through Nathalie Heinich, and some non-french authors like Elizabeth Edwards, Janice Hart, Rosalind Kraus, Howard Becker. The main point is: due to the specifity of that historic moment is it possible to argue that Bourdieus’ arguments still appropriate to the theoretical field and the practices of contemporary photography?
Descrição: PAULA, Silas de; MARQUES, Kadma. A imagem fotográfica como objeto da Sociologia. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza v. 41, n. 1, 2010, p. 17 - 26
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/729
ISSN: BL 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_SPaula; KMarques.PDF147,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.