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Title in Portuguese: Preditores da intenção de retorno às feiras de negócios: um estudo com o público visitante da VI Costa Verde Negócios de Angra dos Reis-RJ
Author: Abdalla, Márcio Moutinho
Keywords: Satisfação do consumidor
Exposições
Issue Date: 2012
Publisher: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Citation: ABDALLA, M. M. Preditores da intenção de retorno às feiras de negócios: um estudo com o público visitante da VI Costa Verde Negócios de Angra dos Reis-RJ. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 116-129, jan./jun. 2012.
Abstract in Portuguese: O principal objetivo deste trabalho reside em identifi car as variáveis que predizem as intenções de retorno, por parte do público visitante, a uma feira de negócios de Angra dos Reis-RJ. A avaliação foi conduzida por meio da realização de uma regressão logística binária, aplicada sobre uma amostra transversal de 277 visitantes do evento. Como resultado,verificou-se que das oito hipóteses testadas apenas três foram aceitas, sendo duas hipóteses relativas ao impacto na predição da intenção de retorno sofrido pela percepção de sacrifício do público visitante, e uma hipótese referente ao efeito da percepção de benefício do evento para a economia local na predição das intenções de retorno. Com tais resultados, conclui-se que o estudo corrobora os pressupostos de Grönroos (2004), ao postular que a maior parcela do valor percebido pelo cliente pode ser remetida à minimização do sacrifício dele, e não propriamente ao aumento dos benefícios ofertados.
Abstract: The main objective of this paper is to identify the variables that predict the intentions of the visitors comeback to a business fair held in Angra dos Reis, Rio de Janeiro. The evaluation was conducted through a binary logistic regression model, applied to a cross-sectional sample composed by 277 visitors. As result, it was found that, of eight hypotheses,only three were accepted. Two of them are associated to the impact of the effort and commitment perception, from the visiting public, in the prediction of the comeback intention, and the third is associated to the effect of the perceived benefi ts from the event to the local economy, also in the prediction of the comeback intention. Considering these results, one can conclude that the study confi rms the assumptions of Grönroos (2004), which postulate that the main factors that contribute to the perceived value are associated to the minimization of the customer effort and commitment, and not only to the increasing of the benefi ts offered.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7426
metadata.dc.type: Article
ISSN: 2178-9258
1678-2089
Appears in Collections:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

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