Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/751
Título: Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa
Autor(es): BARREIRA, César
PINHEIRO, Antônio dos Santos
Palavras-chave: Violência
Conflitos sociais
Violência – posse da terra
Poder e violência
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: BARREIRA, C. ; PINHEIRO, A. S. (2009)
Resumo: No fi lme Abril Despedaçado, Walter Sales traz à tela do cinema histórias cotidianas marcadas pelo uso da violência nas lutas pela terra. O enredo tem como pano de fundo valores morais relacionados a códigos de honra e de vingança. Para as personagens, a coragem, a valentia e a virilidade são consideradas como primordiais na defi nição sobre o seu lugar em um cenário marcado para “matar ou morrer”. No livro Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa, César Barreira toma como ponto de partida a narrativa do fi lme supracitado para compreender a violência difusa nas sociedades contemporâneas. O aumento da criminalidade e do medo é discutido como elemento norteador de um cenário social onde a violência “rouba a cena”. (...)
Descrição: BARREIRA, César; PINHEIRO, Antônio dos Santos. Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 40, n. 1, 2009, p.112-116
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/751
ISSN: BL 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_C.Barreira.pdf94,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.