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Title in Portuguese: Mulheres Beletristas e Educadoras: Francisca Clotilde na Sociedade Cearense - de 1862 a 1935
Title: Beletristas Women and Educators: Francisca Clotilde Cearense Society – of 1862 by 1935
Author: Almeida, Gildênia Moura de Araújo
Advisor(s): Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: Modal Biography
Literature
Clotilde,Francisca,1862-1935 - Crítica e interpretação
Escritoras brasileiras - Ceará - 1862-1935
Educadoras - Ceará - 1862-1935
Mulheres e literatura - Ceará - 1862-1935
Issue Date: 2012
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Almeida, G. M. A.; Ribeiro, L. T. F. (2012)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho com o título Mulheres Beletristas e Educadoras: Francisca Clotilde na Sociedade Cearense – de 1862 a 1935 é um estudo sobre as mulheres literatas e professoras no Ceará provinciano, tendo como protagonista a escritora e educadora Francisca Clotilde (ou F. Clotilde). Temos um estudo de história social, e ao mesmo tempo a história educacional de uma instituição e de uma personalidade. A vida de alguém está entrelaçada a história de um povo e de um lugar com seus costumes, tradições e culturas, pois quando se faz a história são trabalhadas várias histórias. Para a narrativa histórica utilizamos a biografia, temos nessa uma reconstrução da História da Educação, pois com ela, com a trajetória biográfica de uma pessoa, famosa ou não, encontramos informações sobre uma época e uma sociedade como um todo, e tudo partindo da biografada. A biografia apesar de ser um gênero literário de não ficção, por muito tempo não foi considerada como fonte segura no âmbito da historiografia, porém com o passar do tempo essa visão sofreu modificações, passando a suscitar interesse, não só pelo público leitor, como também pelos cientistas nos órgãos de comunicação social e de história. Utilizamos fontes primárias obtidas em arquivo (público ou particular), fontes secundárias e também obras literárias, porque essas nos dão uma demonstração de como seria um cotidiano de uma instituição, o dia a dia escolar. Para a construção do trabalho foi necessário pesquisar em jornais da época, documentos da instrução pública, diário íntimo, obras literárias escritas por F. Clotilde e em obras acadêmicas sobre Francisca Clotilde. Focalizamos a Biografia Modal, ou seja, ao fazermos a biografia modal de Francisca Clotilde teremos um estudo do período que ela viveu, conhecendo a sociedade desde seus antepassados, seu meio familiar e social. Como fundamentação teórica temos os estudos de Jacques Le Goff, Giovanni Levi, Francois Dosse, Philippe Lejeune, Alberto Dines, Geirge Duby, Emile Durkeim, Wellek, Warren, Rousseau, Beauvoir e Hahner em relação à história, biografia, sociologia, literatura, educação e gênero. Como também na bibliografia brasileira pesquisas nas obras de Dermeval Saviani, Sérgio Vilas Boas, Massaud Moisés, Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Dolor Barreira, Raimundo Girão, Sânzio de Azevedo, sobre educação, literatura e gênero no espaço brasileiro, principalmente sobre a história das mulheres nas letras e na educação, com destaque as literatas e educadoras cearenses: Alba Valdez, Ana Facó, Ana Nogueira Batista, Emília Freitas e Francisca Clotilde, sendo essa última a protagonista, considerada pioneira com o tema do divórcio na Literatura (com a obra A Divorciada) e na Educação no Ceará, por ser a primeira mulher a lecionar na Escola Normal da capital. Também mencionamos Adília de Luna Freire (ou Adília de Albuquerque Moraes), Serafina Pontes e Úrsula Garcia, mulheres que também contribuíram para o fortalecimento da escrita feminina na literatura cearense. Relatamos sobre a história da mulher no meio da intelectualidade masculina, procurando seu espaço na literatura e na educação, assim realizamos um resgate da história das mulheres beletristas e educadoras no Ceará e suas contribuições para o universo intelectual cearense.
Description: ALMEIDA, Gildênia Moura de Araújo. Mulheres Beletristas e Educadoras: Francisca Clotilde na Sociedade Cearense - de 1862 a 1935. 2012. 356f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7585
metadata.dc.type: Tese
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