Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/761
Título: Considerações críticas acerca das relações entre religião e Estado-nação na atualidade
Autor(es): TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Religião e Estado
Religião e sociedade
Religião e questões sociais
Religião e ética
Laicidade
Estado Laico
Data do documento: 2008
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: TUPINAMBÁ, A. C. R. (2008)
Resumo: Luis María Cinfuentes Pérez é professor de fi - losofi a do Instituto Nuestra Señora de La Almudena em Madri e Fernando Catroga é doutor em história, professor da Universidade de Coimbra. Há muito em comum entre as idéias dos dois professores no que tange às relações entre religião e Estado. Essas idéias formarão os alicerces do texto atual, que pode ser compreendido como uma tentativa de análise das relações entre laicidade, justiça e cidadania na atualidade. Restringiremo-nos, para a elaboração do presente ensaio, a dois textos específi cos dos autores, nomeadamente: La laicidad y la nueva Europa (CINFUENTES, 2003) e Nação, mito e rito. Religião civil e comemoracionismo (CATROGA, 2005). A discussão sobre as relações entre religião e Estado está na pauta do dia e se tornou essencial para o esclarecimento das mais diversas questões relativas ao papel dos Estados na promoção do bem-estar de seus membros e no respeito a diferenças e a minorias. (...)
Descrição: TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Considerações críticas acerca das relações entre religião e estado-nação na atualidade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 39, n. 2, 2008, p. 121–123
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/761
ISSN: BL 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ART_ACRTUPINAMBA.pdf85,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.