Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7667
Title in Portuguese: Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidade juvenis
Title: Carried by Angels: Ways of life, education and youth sexualities
Author: Joca, Alexandre Martins
Advisor(s): Sales, Celecina de Maria Veras
Keywords: Sexualities
Ways of living
Jovens – Comportamento sexual – Fortaleza(CE)
Identidade de gênero – Fortaleza(CE)
Espaços públicos – Aspectos sociais – Praça Portugal(Fortaleza,CE)
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Issue Date: 2013
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: JOCA, Alexandre Martins. Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis. 2013. 353f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa objetiva conhecer os percursos e interações juvenis em Fortaleza/CE, a partir das experiências de ocupações de espaços públicos, procurando compreender como essas sociabilidades mobilizam-se por marcadores (dispositivos) de gênero e sexualidades. Investiga as interações vividas pelos jovens frequentadores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e/ou da Praça Portugal, no período de julho/2011 a abril/2012. Os métodos, técnicas e instrumentos de investigação estão amparados por estudos da etnografia urbana e foram realizados por meio de observação participante, grupos de discussão e entrevistas individuais, diário de campo e registro fotográfico, contando com a colaboração de um grupo de referência composto de 26 jovens interlocutores. O resultado da pesquisa aponta que as relações juvenis entre pares, longe do alcance institucional, lançam pistas de como os jovens negociam e mobilizam saberes e práticas sobre sexualidades. Os circuitos e as culturas juvenis pela (e na) Cidade revelam os modos como articulam relações afetivo/sexuais em negociações com os demais processos de identificações e modos de vida juvenis. Os “tempos de misturas”, sob uma diversidade de estilos e orientações sexuais, mobilizam-se, especialmente, tomando como referência a produção de estéticas e/ou perfórmances corporais, demarcadoras de aproximações e distanciamentos nas relações afetivo/sexuais. Estão situados em um campo de tensões paradoxais no qual, apesar de subverterem normas hegemônicas de gênero e orientação sexual, ainda elaboram dinâmicas de interações respaltadas por dispositivos heteronormativos. A sociabilidade e grupalidade juvenil se mostram diversas, empreendidas pela busca de semelhanças, mas também por significativas diferenças juvenis, mostrando-se eminantemente educativos. Dessa forma, considera-se que a relação experiência/educação ajuda a entender os conflitos e tensões contemporâneas sobre a educação sexual da juventude e desvenda, os processos educativos empreendidos pelos jovens a partir de suas experiências e experimentações na vida citadina. Assim, os modos de vida e sexualidades se complementam, e moldam-se num jogo afetivo/sexual marcado pela multiplicidade de identificações juvenis em meio a descobertas, escolhas e experimentações de prazeres e desejos tão fluidos e instáveis quanto o espaço/tempo da sociabilidade da rua.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7667
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013-TESE-AMJOCA.pdf15,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.