Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/769
Título: Relacionamento de preços no mercado nordestino de tomate
Autor(es): Mayorga, Rodrigo de Oliveira
Tabosa, Francisco José Silva
Mayorga, Ruben Dario
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Mercado atacadista
Transmissão de preços
Modelo VAR
Tomate
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Citação: MAYORGA, R. O. ; TABOSA, F. J. S. ; MAYORGA, R. D. ; LIMA, P. V. P. S. (2009)
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o relacionamento de preços do tomate entre os principais mercados atacadistas do Nordeste. Para isso, foram utilizados os seguintes métodos de séries temporais: teste de raiz unitária, co-integração de Johansen, modelo VAR, decomposição da variância dos erros de previsão e função impulso-resposta. Os resultados mostraram que o mercado atacadista de Fortaleza (CE) influencia os mercados de Ibiapaba (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).
Abstract: The objective this paper is to analyze the relationships in the prices on the tomatoes wholesale market prices of Fortaleza (CE), Ibiapaba (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). Time series methods were used: unit root test, Johansen co-integration test, VAR models, and variance decomposition of prediction error and impulse response function. The results showed that the prices of Fortaleza influencies the wholesale market of Ibiapaba (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).
Descrição: MAYORGA, Rodrigo de Oliveira; TABOSA, Francisco José Silva; MAYORGA, Ruben Dario; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Relacionamento de preços no mercado nordestino de tomate. Revista de Economia e Agronegócio,Viçosa-MG, v.7, n.1, 2009, p.77-101
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/769
ISSN: 1679-1614
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_romayorga.pdf252,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.