Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7729
Title in Portuguese: Recolhimento de INSS em obras de construção civil: um comparativo entre os consumos teóricos de mão de obra expressos na BR 12721 e o consumo real em uma obra
Author: Bressiani, Lucia
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Keywords: Seguridade social
Produtividade
Issue Date: 3-Nov-2004
Publisher: Encontro Nac. de Eng. de Produção
Citation: BRESSIANI, L. ; HEINECK, L. F. M. Recolhimento de INSS em obras de construção civil: um comparativo entre os consumos teóricos de mão de obra expressos na BR 12721 e o consumo real em uma obra. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 24., 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ENEGEP, 2004. p. 1243-1250.
Abstract in Portuguese: O trabalho analisa a produtividade da mão-de-obra na construção civil, procurando questionar o sistema que o INSS utiliza para fiscalização de obras no setor. Atualmente o referido órgão utiliza um método simplificado para cálculo das contribuições previdenciárias, tendo como base a produtividade estabelecida pela NBR 12721. Desta forma, os recolhimentos efetuados pelas empresas são comparados com os valores obtidos através deste procedimento, sendo necessária à complementação quando os mesmos não atingirem o percentual mínimo estipulado. Assim, procura-se confrontar os valores de recolhimentos de uma empresa com os valores calculados pelo INSS, procurando questionar o procedimento utilizado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7729
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_lfmheineck_recolhimento.pdf176,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.