Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7779
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A percepção dos pacientes portadores de neoplasia pulmonar avançada diante dos cuidados paliativos da fisioterapia
Título em inglês: The perception of the patient bearers of advanced lung cancer before physiotherapy palliative care
Autor(es): Melo, Ticiana Pinto Torres de
Maia, Élida Jane de Oliveira
Magalhães, Clarissa Bentes de Araújo
Nogueira, Ingrid Correia
Morano, Maria Teresa Aguiar Pessoa
Araújo, Framartinho Carlos Silva
Mont’Alverne, Daniela Gardano Bucharles
Palavras-chave: Neoplasias Pulmonares;Cuidados Paliativos;Modalidades de Fisioterapia
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Cancerologia
Citação: MELO, T. P. T. et al. A percepção dos pacientes portadores de neoplasia pulmonar avançada diante dos cuidados paliativos da fisioterapia. Revista Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro, v. 59, n. 34, p. 547-553, 2013.
Resumo: Introdução: O câncer de pulmão é uma doença altamente letal, geralmente detectado em estágios avançados. Corresponde ao terceiro tipo de tumor mais incidente no sexo masculino e no sexo feminino é o quinto tumor mais frequente. O tratamento depende do histórico do paciente, sua idade, estado geral, estágio e tipo do tumor. O fisioterapeuta detém métodos e recursos que são imensamente úteis nos cuidados paliativos, e sua atuação corrobora o tratamento multiprofissional. Objetivo: Descrever a percepção dos pacientes portadores de neoplasia pulmonar avançada diante dos cuidados paliativos da fisioterapia, bem como o estado de saúde em que o paciente se encontra e a principal queixa clínica relacionada à doença. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com pessoas portadoras de neoplasia pulmonar avançada que se encontravam internadas no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza-Ceará, onde foi aplicado um questionário com cinco questões norteadoras em dez pacientes. Resultados: A partir da análise dos dados, emergiram três categorias distintas: a tristeza e sofrimento ocasionados pela doença; as limitações e incapacidades físicas no cotidiano; e a atuação da fisioterapia em relação aos cuidados paliativos. Conclusão: A importância do papel da fisioterapia mostrou ser de grande valor, a partir das percepções dos pacientes, sua atuação contribuiu de uma forma substancial no tratamento assistencial desses pacientes com câncer pulmonar tornando-se motivadora.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7779
ISSN: 0034-7116
Aparece nas coleções:DCIR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_mtapmorano3.pdf602,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.