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Título: Jogo educativo sobre drogas para cegos : construção e avaliação
Título em inglês: Educative game on drugs for blind individuals : development and assessment
Autor(es): Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Mariano, Monaliza Ribeiro
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência
Drogas Ilícitas
Educação em Saúde
Data do documento: 2013
Editor: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citação: MARIANO, M. R. ; REBOUÇAS, C. B. A. ; PAGLIUCA, L. M. F. (2013)
Resumo: Estudo realizado com o obje􀆟 vo de construir e avaliar um jogo educa􀆟 vo sobre drogas psicoativas acessível a pessoas cegas, desenvolvido em três etapas: construção do jogo educa􀆟 vo, avaliação por três especialistas em educação especial e doze cegos. Foi construído um jogo de tabuleiro denominado Drogas: jogando limpo. Na Versão Alfa os especialistas fi zeram sugestões em relação às e instruções e ao tabuleiro: textura das casas, peças do jogo e escrita em Braille. Na Versão Beta, procedeu-se à avaliação pelos cegos, os quais sugeriram alterações na textura das casas e colocação de velcro para fi xação do pino no tabuleiro. Passou-se, então, à Versão Gama, jogada pelas úl􀆟 mas três duplas de cegos e considerada adequada. Na avaliação dos juízes, o jogo revelou- -se adequado, pois permite o acesso à informação sobre drogas psicoa􀆟 vas de maneira lúdica.
Abstract: Study aimed to develop and assess an educa􀆟 onal game on psychoac􀆟 ve drugs accessible to blind individuals, conducted in three steps: development of the educa􀆟 ve game, evalua􀆟 on by three special educa􀆟 on experts, and assessment by twelve blind individuals. As a result, a board game called Drugs: staying clean was developed. In the Alpha version, experts made sugges􀆟 ons regarding the game rules and instruc􀆟 ons and the board base, including square texture, game pieces, and Braille wri􀆟 ng. In Beta version, we proceeded to the assessment by the blind par􀆟 cipants, who suggested changes in the square texture and the addi􀆟 on of Velcro-type material to fi x the counters on the board. Then, the Gamma version was played by the last pairs of blind players and was considered by them to be adequate. In the evalua􀆟 on of the experts, the game was appropriate, as it allowed access to informa􀆟 on on psychoac􀆟 ve drugs in a ludic and playful manner.
Resumo em espanhol: Estudio efectuado con el obje􀆟 vo de construir y evaluar un juego educa􀆟 vo sobre drogas psicoac􀆟 vas accesible para personas ciegas, desarrollado en tres etapas: construcción del juego educa􀆟 vo, evaluación por tres especialistas en educación especial y doce ciegos. Fue construido un juego de tablero llamado Drogas: jugando limpio. En la Versión Alfa, los especialistas realizaron sugerencias en relación a las instrucciones y al tablero: textura de los compar􀆟 mentos, piezas del juego y escritura en Braille. En la Versión Beta fue realizada la evaluación por los ciegos, los cuales sugirieron alteraciones en la textura de los compar􀆟 mentos y colocación de velcro para fi jación del perno en el tablero. La Versión Gama, jugada por las úl􀆟 mas tres parejas de ciegos fue considerada adecuada. En la evaluación de los especialistas o jueces, el juego educa􀆟 vo fue evaluado como adecuado, ya que permite el acceso a la información sobre drogas psicoac􀆟 vas de manera lúdica.
Descrição: MARIANO, Monaliza Ribeiro ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Jogo educativo sobre drogas para cegos : construção e avaliação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 930-936, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7824
ISSN: 0080-6234 Impresso
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