Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7831
Tipo: Dissertação
Título: A centralidade da Parangaba como produto da fragmentação de Fortaleza (CE)
Autor(es): Lopes, Francisco Clébio Rodrigues
Orientador: Silva, José Borzacchiello da
Palavras-chave: Geociências;Fragmentação;Centralidade;Parangaba
Data do documento: 2006
Citação: LOPES, F. C. R. ; SILVA, J. B. (2006)
Resumo: A formação da centralidade de Parangaba mediante a fragmentação de Fortaleza é o objeto central da presente dissertação. A extensão da mancha urbana ocorreu de forma descontínua e fragmentada. A ausência de infra-estrutura, equipamentos e serviços na periferia e a concentração deles no centro resultaram num forte adensamento e num sistema viário congestionado, dificultando maiores possibilidades de consumo. A produção de novas centralidades aparece como alternativa. Nessa produção, tem papel fundamental o Poder público, com a implantação de uma legislação urbana que favorece a descentralização. No sudoeste da Cidade, emerge uma centralidade no bairro da Parangaba. O bairro, importante nó viário, tem na acessibilidade o elemento mais forte da sua centralidade. A implantação do Sistema Integrado de Transporte e dos terminais de ônibus o transformou num ponto de convergência e dispersão de linhas de ônibus. Outro elemento importante é a presença do comércio e dos serviços. O comércio, tanto varejista como atacadista, se encontra disperso pelas principais avenidas, embora se identifique maior quantidade de estabelecimentos no centro do bairro. Dentre os serviços, destacam-se os de educação e saúde. A análise dos equipamentos de saúde revelou que a atração deles extrapola os limites de Fortaleza. A constituição de uma centralidade tem impacto direto na moradia, pois valoriza o solo, ocasionando fragmentação e segregação. Assistimos nos últimos anos, com a chegada de condomínios verticais, ao crescimento da favelização, à diversificação do conteúdo social e à segregação. A análise do movimento da centralidade permitiu o entendimento das condições que produziram uma cidade monocêntrica até a década de 1970 e, nos decênios seguintes, uma forma policêntrica. Em menor proporção, esse movimento foi utilizado para compreender os conflitos no entorno do Terminal de Parangaba. A pesquisa revelou, ainda, que a produção desses novos pontos de acumulação e de atração de fluxos, definidos como centralidade, surgem como alternativa à reprodução do capital, pois permitem o consumo de novos signos urbanos.
Descrição: LOPES, F. C. R. A centralidade da Parangaba como produto da fragmentação de Fortaleza (CE). 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7831
Aparece nas coleções:DGR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_fcrlopes.pdf29,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.