Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/792
Título: Cinismo e falência da crítica
Autor(es): SAFATLE, Vladimir
MONTENEGRO, David Moreno
Palavras-chave: Ideologia
Psicanálise
Filosofia
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: SAFATLE,V.; MONTENEGRO, D. M.(2009)
Resumo: O poder da dialética hegeliana aliada a uma sólida base teórica psicanalítica – de orientação lacaniana –, além de um rigoroso resgate das refl exões adornianas sobre a ideologia, constituem as armas duma poderosa crítica, elaborada por Vladimir Safatle, desferida contra os processos de racionalidade entendidos como estruturadores de valores e critérios normativos de julgamento, intersubjetivamente partilhados, nas sociedades capitalistas contemporâneas. Em Cinismo e Falência da Crítica, o autor ocupou-se em expor os impasses gerados pelas transformações capitalistas, quando da necessidade imperiosa do sistema em legitimarse, nas mais variadas esferas da vida social, com a peculiaridade de promover uma ironização de seus próprios pressupostos legitimadores que se ancoram numa racionalidade cínica. (...)
Descrição: SAFATLE, Vladimir ; MONTENEGRO, David Moreno. Cinismo e falência da crítica. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.40, n. 2, 2009, p .109-114
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/792
ISSN: BL 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_VSAFATLE.pdf86,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.