Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/794
Título: A América latina e a modernidade contemporânea: uma interpretação sociológica
Autor(es): DOMINGUES, José Maurício
MELLO, Marcos Paulo Campos Cavalcanti de
Palavras-chave: América Latina - condições sociais
América Latina – aspectos sociais
América Latina – aspectos políticos
Democracia
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: DOMINGUES, J. M. ; MELLO, M. P. C. C. (2009)
Resumo: A experiência da modernidade ocidental confi gura-se como objeto de investigação sociológica desde o nascedouro da disciplina. Não seria exagero afi rmar que o próprio surgimento da sociologia como ciência vincula-se às transformações engendradas pela modernização ao pensamento humano. Se o estudo do mundo moderno é central na sociologia, seus paradigmas de observação e os temas elencados como preocupação assumem diversas confi gurações na produção intelectual ao longo do tempo. Perspectivas analíticas diferenciadas também se encontram entre a observação da modernização nos territórios onde ela é fenômeno central e nos lugares em que se expressa como decorrência e experiência específi ca. A preocupação em compreender os processos particulares de constituição da modernidade na América Latina acompanha José Maurício Domingues na obra em foco.
Descrição: DOMINGUES, José Mauricio ; MELLO, Marcos Paulo Campos Cavalcante de. A América Latina e a modernidade contemporânea: uma interpretação sociológica. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 40, n. 2, 2009, p. 104-108
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/794
ISSN: BL 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_JMDOMINGUES.pdf81,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.