Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/797
Título: Os ziguezagues do Dr. Capanema
Autor(es): ALEGRE, Maria Sylvia Porto
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Expedição cientifica do Barão de Campanema
Brasil, Semi-árido - Descrições e viagens
Geologia - Brasil, Semi-árido
Brasil, Semi-árido - Descobertas e explorações
Data do documento: 2006
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: ALEGRE, M. S. P. ; BARREIRA, I. A. F. (2006)
Resumo: São vários os modos e os objetivos de análise de uma narrativa histórica e, se a percebemos como “documento”, é porque a escrita ou a imagem que ela evoca registra algo que não se perdeu na areia do tempo, tornando-se, portanto, parte de nosso acervo cultural. Trazer os Ziguezagues do Dr. Capanema à luz das publicações contemporâneas constitui, mais do que a tentativa preciosista de valorizar um arquivo documental, emprestar-lhe novos sentidos, percebendo, na acepção de Walter Benjamin, as possíveis articulações que ele aponta entre passado e presente. A narrativa de Guilherme Schüch de Capanema sobre expedição científica realizada no Brasil é formada por uma série de trinta e dois artigos ou crônicas publicadas no Diário do Rio de Janeiro, nos anos de 1860 a 1862. Situa-se no contexto em que missões exploratórias, dotadas dos mais variados propósitos, passam a povoar a história deste país. (...)
Descrição: ALEGRE, Maria Sylvia Porto; BARREIRA, Irlys Alencar F. Os ziguezagues do Dr. Capanema. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.37, n. 1, 2006, p. 92-94
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/797
ISSN: BL 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_MSPALEGRE.pdf97,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.