Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7985
Título: Estudo do risco de falha ambiental em rios sujeitos a concessão de outorga de lançamentos de efluentes, mediante o uso da equação de Streeter-Phelps “fuzzificada"
Título em inglês: Study of the environmental risk of failure in rivers subject to concession granting of discharge of effluents by the use of equation streeter-phelps "fuzzificada"
Autor(es): Vasconcellos, Karla de Carvalho
Orientador(es): Souza, Raimundo Oliveira de
Palavras-chave: Recursos hídricos
Controle de qualidade de água
Avaliação de riscos
Direito de águas
Data do documento: 2013
Citação: VASCONCELLOS, K. C. (2013)
Resumo: Este trabalho propõe uma metodologia para estudar o comportamento das concentrações da Demanda Bioquímica de Oxigênio e do Oxigênio Dissolvido em um rio sujeito a lançamentos de efluentes. O estudo é baseado na transformação do Modelo Matemático de Streeter-Phelps em um modelo de natureza fuzzy, onde as concentrações de DBO e de OD são calculadas na forma de funções de pertinência. Desta forma, é possível incorporar incertezas no modelo, o que permite desenvolver uma metodologia para a determinação do risco de um corpo hídrico não atender as condições de uso previsto por norma, quando recebe uma carga poluente, proveniente de uma concessão de outorga de lançamento de efluentes. A pesquisa usa um programa computacional, desenvolvido para este trabalho, para calcular, a partir das equações do modelo, as concentrações de DBO e de OD nas suas formas fuzzy. Também foi desenvolvida uma sub-rotina que permite que sejam calculados o risco e a confiabilidade para o rio em questão que venha a receber lançamentos de efluentes. Os resultados mostraram que esta metodologia fuzzy é uma alternativa para ser considerada nas questões pertinentes à gestão integrada dos recursos hídricos.
Abstract: This research proposes a methodology to study the behavior of the Biochemical Oxygen Demand and of the Dissolved Oxygen Concentrations, in a river, subject to effluent discharges. The study is based on the transformation of the Streeter-Phelps Mathematical Model to a Streeter-Phelps Fuzzy Model, where the concentrations of BDO and of DO are calculated as membership functions. In such way, it is possible to incorporate uncertainties in the model, so that it allows developing a methodology for the determination risk and the reliability of a body of water do not assist the use conditions established by norm, when it receives a load pollutant, originating from a concession of grants of effluent discharges. The research uses a computational program, developed for this research, to make calculations, starting from the model equations, the BOD and the DO concentrations, in the membership functions. It was also developed a subroutine that allows that the risk and the reliability could be calculated for the river, subject that receives effluents discharges. The results showed that this fuzzy methodology is an alternative to be considered in the questions related with Integrated Water Resources Management.
Descrição: VASCONCELLOS, K. C. Estudo do risco de falha ambiental em rios sujeitos a concessão de outorga de lançamentos de efluentes, mediante o uso da equação de Streeter-Phelps “fuzzificada". 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Recursos Hídricos) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7985
Aparece nas coleções:DEHA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_kcvasconcellos.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.