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Título: Interdisciplinaridade no estágio de prática jurídica da Universidade Federal do Ceará na percepção da comunidade acadêmica
Autor(es): Aguiar, Renaud Ponte
Orientador(es): Barbosa, Francisco Valfrido
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento - Fortaleza(CE)
Direito - Estudo e ensino(Estágio) - Fortaleza(CE)
Estagiários(Direito) - Fortaleza(CE) - Atitudes
Estagiários(Administração) - Fortaleza(CE) - Atitudes
Estagiários(Psicologia clínica) - Fortaleza(CE) - Atitudes
Data do documento: 2012
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: AGUIAR, R. P.; BARBOSA, F. V. (2012)
Resumo: O estágio de prática jurídica, componente curricular do Curso de Direito, desenvolve-se por meio do atendimento a demandas judiciais da comunidade, em especial, a pessoas que não possuem condições financeiras de custear honorários advocatícios. Também, neste estágio, devem ser realizadas atividades simuladas como forma de preparar o estudante de Direito para o desempenho de atividades das diversas carreiras jurídicas. Percebe-se que são acompanhadas nos estágios, principalmente, demandas relacionadas ao Direito da Criança e do Adolescente e Direito Civil. Neste último ramo, destaca-se o Direito de Família. Como é sabido, demandas relacionadas a esses ramos do Direito, quase sempre, ensejam desgaste emocional das partes envolvidas. A atuação de um profissional da Psicologia apresenta-se como necessária para amenizar os efeitos negativos dos litígios e, em alguns casos, a própria resolução desses conflitos depende desses profissionais. Quanto ao Poder Judiciário, verifica-se que se encontra em momento de crise, pelo excesso de processos e a morosidade na prestação jurisdicional. Acredita-se que esses problemas não são gerados apenas pela escassez de profissionais ou pelo excessivo número de fases processuais, mas também por deficiências na administração do serviço público, que carece de uma otimização na gestão estratégica. Nessa perspectiva, aliado ao problema do excesso de especialização do conhecimento, verificou-se a possibilidade de se integrar estudantes de Direito, Administração e Psicologia no estágio de prática jurídica, como forma de proporcionar trocas de conhecimentos das respectivas áreas de formação e, assim, prepará-los para o trabalho interdisciplinar. Este ensaio, que pretende analisar a importância e a viabilidade dessa integração, além da forma como pode ser implantada, caracteriza-se como pesquisa de campo, por privilegiar a situação da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se como método a triangulação, buscando informações de fontes diversas, com o emprego de questionários, realização de entrevistas, observação e análise documental. Para o estudo, realizou-se análise das entrevistas com base no referencial teórico e para os questionários o tratamento estatístico, sempre buscando realizar comparação do encontrado entre os cursos. Como resultado verificou-se que, em linhas gerais, a integração é viável por haver demanda que a justifique, por ser importante para a formação dos estudantes, por haver interesse por parte da comunidade acadêmica, bastando apenas uma ampla divulgação do possível projeto de integração dos cursos, como forma de atrair os estudantes. Também se verificou que a modalidade de estágio de extensão é a melhor forma de promover referida integração. Comparando a relação de afinidade entre os cursos de Administração e Psicologia com o Curso de Direito, sob a perspectiva do trabalho em conjunto, percebeu-se maior aproximação do Curso de Psicologia com o Curso de Direito. O resultado encontrado para o Curso de Administração, entretanto não inviabiliza a integração sugerida, mas ficou evidente a necessidade de se efetuar, neste caso, maior divulgação, considerando que o estudante se move pelo que desperta o seu interesse.
Descrição: AGUIAR, Renaud Ponte. Interdisciplinaridade no estágio de prática jurídica da Universidade Federal do Ceará na percepção da comunidade acadêmica. 2012. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8039
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