Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/807
Title in Portuguese: | Tô maluco, mas tô em obra: a trajetória do artista moderno e as representações da loucura |
Author: | Reinheimer, Patrícia |
Keywords: | Representações Arte Criação Loucura Representations Art Creation Madness |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Revista de Ciências Sociais |
Citation: | REINHEIMER, Patrícia. Tô maluco, mas tô em obra: a trajetória do artista moderno e as representações da loucura. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 41, n. 1, p. 48-66, 2010. |
Abstract in Portuguese: | Este ensaio procura fazer uma comparação entre dois contextos históricos nos quais a aliança entre arte, psiquiatria e psicanálise foi acionada como recurso na transformação das representações do fenômeno artístico e da loucura. Para tanto, parto de reflexões sobre as transformações nos sistemas de valores que regem o fenômeno artístico no Brasil, em meados do século XX, consagrando a singularidade individual como lócus da produção artística moderna. A aliança entre arte, psiquiatria e psicanálise foi fundamental nesse processo, no qual estratégias, ações e comportamentos dos atores sociais construíram um sistema de representações que transformava o papel imaginário e o lugar simbólico ocupado pelo criador. A partir desse processo, tracei uma comparação entre a aliança arte, psiquiatria e psicanálise naquele contexto e o recurso às manifestações artísticas no contexto atual da “Reforma Psiquiátrica”, mostrando que ambas as representações, do louco e do artista, se constituem de valores antagônicos que podem ser acionados em situações diversas. |
Abstract: | This essay compares two historical contexts in which the alliance between art, psychology and psychiatry was set in motion as a resource in the transformation of madness’ and the artistic phenomenon’s representations. In such a way, I depart from the reflections on the transformations in the values’ systems that conducted the artistic phenomenon in Brazil, in middle of 20th century, consecrating the individual singularity as a locus of the modern artistic production. The alliance between art, psychology and psychiatry was fundamental in this process, in which social actors’ strategies, actions and behaviors had constructed a system of representations that transformed the imaginary role and the creator’s symbolic place. From this process, I compared the alliance between art, psychology and psychiatry in that context and the use of artistic manifestations in the current “Psychiatric Reformation”, showing that both representations, that of the insane and the artist, are constituted of antagonistic values. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/807 |
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
ISSN: | BL 0041-8862 |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010-art_PReinheimer.PDF | 297,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.