Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8193
Tipo: Dissertação
Título: Aprendendo a produzir notícias na era digital
Título em espanhol: Aprender a producir noticias en la era digital
Autor(es): Amorim, Adriana Paula da Silva
Orientador: Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Producción textual;Enseño;Análise linguística;Comunicações multimídia;Mídia digital;Internet na educação
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Amorim, A. P. S.; Sousa, M. M. F. (2013)
Resumo: Compreendendo a necessidade de avanços no ensino de produção textual na escola, esta pesquisa tem como objetivo a análise da produção multimodal de notícias em suporte digital por alunos do Ensino Fundamental, com foco na apreensão desse gênero a partir de uma intervenção didática. Para isso, debruçamo-nos em estudos de gêneros textuais, com ênfase no ensino (BRONCKART, 2009; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004), sobre a superestrutura da notícia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) – incluindo os elementos multimodais da notícia online (MOHERDAUI, 2007) – e o propósito comunicativo dos gêneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007 e BIASI-RODRIGUES e BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Maracanaú, com participação ativa de 7 alunos, a partir de uma oficina de produção de notícias para publicação em blog, com duração de 4 semanas. O corpus foi constituído por 14 textos, analisados ao longo do processo de produção quanto ao atendimento à superestrutura do gênero, ao uso de elementos multimodais e à relação entre esses aspectos e o(s) propósito(s) comunicativo(s) das notícias publicadas pelos alunos. A partir dos resultados, foi possível perceber que os alunos possuíam conhecimento prévio da composição básica do gênero, porém com certas inadequações. Assim, na produção final, os textos apresentavam, de forma clara e concisa, informações importantes para sua interpretação por parte do leitor. Além disso, os aspectos composicionais das notícias sofreram influência de sua composição digital e dos propósitos comunicativos do gênero assumidos pelos alunos no momento da produção textual, com base em suas experiências com textos semelhantes postados em blogs e em detrimento de um público potencial.
Resumen: Comprendiendo la necesidad de desarrollos en el enseño de producción textual en la escuela, esta investigación tiene como objetivo la análisis de la producción multimodal de noticias en suporte digital por alumnos del Nivel Fundamental, con foco en el aprendizaje de ese género a partir de una intervención didáctica. Para eso, nos debruzamos en estudios acerca de los géneros textuales, con énfasis en el enseño (BRONCKART, 2009; NOVERRAZ; DOLZ; SCHNEWLY, 2004), acerca de la superestructura de la noticia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) – incluyendo los elementos multimodales de la noticia online (MOHERDAUI, 2007) – y el propósito comunicativo de los géneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007; BIASI-RODRIGUES; BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). La investigación ha sido desarrollada en una escuela municipal de Maracanaú, con participación activa de 7 alumnos, a partir de una oficina de producción de noticias para publicación en blog, con duración de 4 semanas. El corpus ha sido constituido por 14 textos, analizados al largo del proceso de producción cuanto al atendimiento a la superestructura del género, a la utilización de elementos multimodales e a la relación entre eses aspectos y lo(s) propósito(s) comunicativo(s) de las noticias publicadas por los alumnos. A partir de los resultados, ha sido posible percibir que los alumnos poseían conocimiento previo de la estructura básica del género, pero con ciertas inadecuaciones. Así, en la producción final, los textos presentaban, de forma clara y concisa, informaciones importantes para su interpretación por parte del lector. Además, los aspectos estructurales de las noticias han sufrido influencia de su composición digital y de los propósitos comunicativos del género asumidos por los alumnos en el momento de la producción textual, con base en sus experiencias con textos similares publicados en blogs y en detrimento del público potencial.
Descrição: AMORIM, Adriana Paula da Silva. Aprendendo a produzir notícias na era digital. 2013. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8193
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_apsamorim.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.