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Tipo: Dissertação
Título: Entre o sertão e o mar: o Projeto de Cultura Nacional de Leonardo Mota
Título em inglês: Between the hinterland and the sea: the Project of National Culture Leonardo Mota
Autor(es): Holanda, Juliana Tália Ribeiro de
Orientador: Neves, Frederico de Castro
Palavras-chave: Backwoods;Folklore;Mota, Leonardo, 1891-1948 – Crítica e interpretação;Folclore - Brasil, Nordeste Ceará;Literatura folclórica – Ceará;Artes populares
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: HOLANDA, Juliana Tália Ribeiro de. Entre o sertão e o mar: o Projeto de Cultura Nacional de Leonardo Mota. 2014. 153f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: Nas primeiras décadas do século XX, intelectuais brasileiros discutiram as relações entre os sertões e as cidades litorâneas brasileiras. Um deles foi Leonardo Mota (1891-1948) que analisou essas relações chamando a atenção para o “divórcio entre o Sertão e o Mar”(MOTA, 1925, p.5). Entretanto, esse “divórcio” e difícil relação entre os sertões e o litoral brasileiros não eram novos, traziam os desdobramentos de uma série de construções de imagens e ideias produzidas historicamente. Esta dissertação faz uma análise sobre a construção do projeto de cultura nacional criado por Leonardo Mota nos anos de 1920-1930 e sobre a historicidade das construções dessas imagens e ideias que influenciaram a consolidação do distanciamento entre os sertões e o litoral e, ainda, contribuíram na formação de identidades nacionais.
Abstract: In the first decades of the twentieth century, Brazilian intellectuals discussed relations between the Brazilian hinterlands and coastal cities. One was Leonardo Mota (1891- 1948) that examined these relationships by calling attention to the "divorce between the Interior and the Sea" (MOTA, 1925, p.5). However, this "divorce" and difficult relationship between the hinterland and the Brazilian coast were not new, brought the unfolding of a series of constructs images and ideas produced historically. This paper makes an analysis about the construction of the national culture project created by Leonardo Mota in the years 1920-1930 and the historicity of the constructions of these images and ideas that influenced the consolidation of the distance between the hinterland and the coast, and also contributed in formation of national identities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8269
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