Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8277
Título: Representações e metáforas no discurso do professor: uma análise do gênero relatório
Título em inglês: Représentation et métaphores dans le discours du professeur: une analyse du rapport comme genre textuel
Autor(es): Freitas, Lucelane Cordeiro Nojosa de
Orientador(es): Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Palavras-chave: Interactionisme Socio-discursif
Mécanismes énonciatifs
Relatórios escolares
Análise do discurso
Interação social
Língua portuguesa - Modalidade
Data do documento: 2012
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Freitas, L. C. N.; Baptista, L. M. T. R. (2012)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as representações do agir do aluno no discurso do professor em relatórios da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, considerando o contexto de produção e os mecanismos enunciativos concernentes a esse discurso (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Temos como meta, também, investigar como os docentes estruturam metaforicamente essas representações (LAKOFF; JOHNSON, 1980, 1999), identificando a emergência de metáforas nas ações de linguagem, sobretudo, nos mecanismos enunciativos, em especial, na responsabilidade enunciativa das vozes e nas modalizações empregadas pelo professor. (CAMERON, 2003; CAMERON et al., 2009) e (CAMERON; DEIGNAN, 2009). Procuramos dialogar com as fundamentações teóricas apontadas, visto que, na concepção do interacionismo sociodiscursivo – ISD, os textos são a materialização das ações de linguagem, constituindo-se numa produção interativa interligada às atividades sociais, cuja função maior é de ordem pragmática ou comunicativa. Nas abordagens da metáfora as pesquisas se direcionam para a “metáfora no discurso”, principalmente no campo da Linguística Aplicada. Conduzimo-nos a uma pesquisa descritiva, indutiva e qualitativa. O trabalho abrange escolas da rede pública de ensino do município de Fortaleza e seus resultados trazem, entre outros desdobramentos, contribuições para a reflexão do trabalho docente, já que os relatórios não são apenas mais uma prescrição institucional, mas instrumentos fundamentais para o conhecimento do aluno e de suas necessidades, portanto, um mediador da prática docente.
Descrição: FREITAS, Lucelane Cordeiro Nojosa de. Representações e metáforas no discurso do professor: uma análise do gênero relatório. 2012. 201f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8277
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_lcnfreitas.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.