Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8278
Título: Desenvolvimento das capacidades de linguagem através das atividades dos livros didáticos de português língua estrangeira
Título em inglês: Développement des capacités de langage à travers des activités des livres didactiques de portugais langue étrangère
Autor(es): Gondim, Ana Angélica Lima
Orientador(es): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Capacités de langage
Activités
Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Comunicação oral - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
Data do documento: 2012
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Gondim, A. A. L.; Leurquin, E. V. L. F. (2012)
Resumo: O livro didático é um material que, quando não é o único norteador do trabalho em sala de aula (Cristóvão 2006), é o norteador da prática docente. Por isso, se faz tão necessário refletir sobre ele. Nosso trabalho tem como objetivo identificar se as atividades de produção e compreensão orais e escritas dos livros didáticos (LD) de português língua estrangeira (PLE) propiciam o desenvolvimento das capacidades de linguagem do falante da língua portuguesa como língua estrangeira. Problematizamos capacidades de linguagem a partir de Dolz, Pasquier, Bronckart (1993) e Dolz e Schneuwly (1998, 2004). Tais capacidades subdividem-se em capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva. Analisamos as capacidades (desenvolvidas ou não) a partir de elementos que as mobilizam. a) Para o desenvolvimento da capacidade de ação, observamos se há propostas ligadas ao contexto de produção; b) Para o desenvolvimento da capacidade discursiva, observamos se há propostas ligadas ao plano geral do texto; e c) Para o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva, observamos se há propostas ligadas à coesão nominal e verbal (mecanismo de textualização) e às modalizações (mecanismo enunciativo). Analisamos sete livros didáticos de PLE de diferentes níveis e de uso recorrente no país, buscando identificar as capacidades trabalhadas nas atividades orais e/ou escritas. Aleatoriamente, escolhemos três unidades de cada LD analisado e coletamos todos os comandos de atividades propostas; num segundo momento, classificamo-las de acordo com os elementos mobilizados por cada atividade. Fizemos uma análise interpretativa e crítica dos resultados. Na etapa seguinte, os resultados nos revelaram uma predominância de atividades que tratam de conteúdos gramaticais em detrimento de atividades que venham a possibilitar o desenvolvimento das capacidades de linguagem do falante da língua. Ao término das pesquisas, chegamos às seguintes conclusões: as atividades de produção e compreensão orais e escritas dos livros didáticos pouco auxiliam no desenvolvimento das capacidades de linguagem; Há um trabalho relevante que possibilita o desenvolvimento da capacidade de ação; e as outras capacidades, com exceção das atividades com gêneros orais, são tão minimamente tratadas que a porcentagem não é relevante para dizermos que haja um trabalho para o seu desenvolvimento.
Descrição: GONDIM, Ana Angélica Lima. Desenvolvimento das capacidades de linguagem através das atividades dos livros didáticos de português língua estrangeira. 2012. 179f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8278
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_aalgondim.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.