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Título: O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa
Título em inglês: The genre advertisement: a multimodal and semiolinguistics analysis of the argumentative construction
Autor(es): Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula
Orientador(es): Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Multimodality
Argumentation
Anúncios em revistas - Brasil
Turismo - Comercialização
Publicidade - Brasil
Análise linguística
Data do documento: 2011
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Duarte, L. C. R. P.; Sousa, M. M. F. (2011)
Resumo: Esta pesquisa analisa a inter-relação entre a linguagem verbal e a não-verbal na construção da argumentação do anúncio. Para verificar esse entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, utilizamos duas teorias que concebem o ato de linguagem como um testemunho das práticas sociais e culturais de um grupo: a semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010) com a multimodalidade e a semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008). Durante a pesquisa, executamos as seguintes etapas: análise do dispositivo argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) para investigar a realização da linguagem verbal e/ou visual em cada etapa do dispositivo; verificação do significado interativo da composição visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e sua relação com o propósito de convencer e seduzir o leitor; e, por último, análise do significado composicional (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) do texto publicitário para verificar como o texto é estruturado, com o objetivo de construir a argumentação do anúncio. Para a análise do objeto de estudo, constituímos uma amostra de 20 anúncios de turismo do Ceará extraídos de revistas impressas especializadas em turismo e adotamos os procedimentos metodológicos preconizados pelas teorias de base mencionadas (unimos as duas teorias) e pela metodologia da pesquisa científica. Os resultados da pesquisa comprovaram uma maior presença da linguagem verbal na proposta do dispositivo argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) e a importância da imagem na etapa da persuasão do mesmo dispositivo. Na análise do significado interativo dos elementos visuais, constatamos uma regularidade de imagens oferecidas como objetos de contemplação a uma distância social mediana e uma atitude de envolvimento com o leitor. No significado composicional dos anúncios, notamos uma predominância da composição Ideal/Real trabalhando a promessa do produto no plano do Ideal e a possibilidade de sua realização no Real. Já na saliência, encontramos as imagens como os itens mais evidentes na amostra e no enquadre, observamos que os elementos do anúncio estão conectados e integrados pelas linhas divisórias fracas e pela repetição de cores e formas. Por fim, os dados revelam que o entrelaçamento entre as linguagens verbal e visual para a construção da argumentação do texto ocorre de forma estrategicamente planejada em todo o anúncio, com o propósito de valer-se dos benefícios significativos de cada semiose e da junção entre as linguagens para o convencimento e sedução do público-alvo.
Abstract: This research examines the relation between verbal and nonverbal argumentation in the construction of the advertisement. To verify the entanglement between the verbal and visual semiosis, we used two theories that conceive the act of language as a testimony of the social and cultural practices of a group: the social semiotics (Kress, Van Leeuwen, 2006; KRESS, 2010) along with multimodality and semiolinguistics (Charaudeau, 2008). The present research had the following steps: analysis of argumentative device (Charaudeau, 2008) to investigate the performance of verbal and/or visual at each stage of the device; verification of the interactive meanings of visual composition (KRESS, van Leeuwen, 2006) and its relation to the purpose of convincing and seducing the reader; and finally, the meaning of composition analysis (Kress, Van Leeuwen, 2006) of the advertising text to see how the text is structured in order to build the argument of the advertisement. For the analysis of the study subject, we formed a sample of 20 ads of tourism in Ceará extracted from printed magazines specialized in tourism and chose the methodological procedures advocated by the theories mentioned (we united the two theories) and by the methodology of scientific research. The survey results showed greater presence of verbal language in the proposition of the device argumentative (Charaudeau, 2008) and the importance of image in the persuasion stage of the same device. The analysis of the interactive meaning of the visual elements, we found a regularity of images offered as objects of contemplation from a social distance social and an attitude of engagement with the reader. In the meaning of the composition of the ads, we noticed a predominance of the composition Ideal/Real working the promise of the product in terms of ideal and the possibility of its realization in the Real. About salience, we found the pictures as the most evident items in the sample and in the frame, we observed that the elements of the ad are connected and integrated by weak dividing lines and the repetition of colors and shapes. Finally, the data shows that entanglement between the verbal and visual languages for the construction of argumentation in the text occurs in a strategically planned around the advertisement, in order to take advantage of the significant benefits of each semiosis and the junction between the language for persuasion and seduction of the audience.
Descrição: DUARTE, Luciana Costa Rodrigues de Paula. O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. 2011. 117f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8285
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